ICMBio e Ibama fecham garimpo ilegal no Pará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/06/2018
ICMBio e Ibama fecham garimpo ilegal no Pará
27 de Junho de 2018, 11h57

a ação, equipes apreendem 7 escavadeiras em garimpo de ouro no entorno da Flona do Tapirapé-Aquiri.

garimpo
O Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram operação para coibir o garimpo ilegal de ouro no entorno da Floresta Nacional (Flona) do Tapirapé-Aquiri, em São Félix do Xingu (PA), com apoio da Polícia Federal (PF) e do Batalhão de Polícia Ambiental do Pará.

Agentes ambientais apreenderam sete escavadeiras e dez motobombas em garimpos clandestinos. Até o momento foram aplicados autos de infração que totalizam R$ 50 mil.

Criminosos tentaram impedir a retirada dos bens apreendidos. A estrada da Barra Bonita foi interditada por garimpeiros, que danificaram pontes. O Grupamento Tático Operacional (GTO) da PM do Pará e a Polícia Federal (PF) em Redenção foram acionados. A via foi liberada de forma pacífica. Os equipamentos apreendidos estão sob guarda do ICMBio e de prefeituras do sudoeste do Pará.

Agentes ambientais embargaram quatro garimpos clandestinos. Outro garimpo licenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi embargado por uso ilegal de mercúrio, desmatamento e descumprimento de condicionantes da licença municipal. Os infratores serão responsabilizados com sanções administrativas e criminais.

Criada em 1989 na Amazônia, a Flona do Tapirapé-Aquiri se estende por 196 mil hectares

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9745-icmbio-e-ibama-fecham-garimpo-ilegal-no-para
Garimpo:Amazônia

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapirapé-Aquiri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.