Em nota técnica, MPF defende conciliação de direitos indígenas e proteção do Parque Nacional do Descobrimento (BA)

MPF - http://www.mpf.mp.br/ - 21/06/2018
Em nota técnica, MPF defende conciliação de direitos indígenas e proteção do Parque Nacional do Descobrimento (BA)

Documento foi enviado ao ICMBio e à Funai para ciência e adoção de providências cabíveis

O Ministério Público Federal (MPF) defende as medidas do acordo aprovado entre lideranças indígenas Pataxó, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) que visam garantir a dupla afetação - como área de conservação e terra indígena - da área de sobreposição entre a Terra Indígena Comexatibá e o Parque Nacional do Descobrimento, localizado no município de Prado, ao sul da Bahia.

A posição foi consolidada por meio de nota técnica conjunta divulgada nesta quinta-feira (21) pelas Câmaras de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) e de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR). No documento, os membros do MPF apoiam especialmente "acordos de convivência e plano de manejo que garanta a participação efetiva dos índios, do ICMBio e da Funai", assinalam. De acordo com a nota, cerca de 20% dos 28 hectares da Terra Indígena Comexatibá, anteriormente denominada Cahy-Pequi, estão dentro da área do parque. Nesta região sobreposta, existem seis aldeias principais.

O texto foi encaminhado ao ICMBio, à Funai e para a Procuradoria da República em Teixeira de Freitas (BA), que foi responsável por mediar um acordo, no ano passado, para a desocupação pacífica das sedes do ICMBio e da Funai na região. Os indígenas ocuparam os prédios após a ameaça de desocupação judicial da área do Parque Nacional do Descobrimento habitada pelos indígenas sem regulamentação.

Termo de Compromisso - Com a intervenção do MPF, as ordens de desocupação do território ficaram suspensas e os órgãos e as lideranças chegaram ao Termo de Compromisso, publicado em abril deste ano. O acordo estabelece as regras de compatibilização entre "os objetivos de proteção integral do Parque Nacional do Descobrimento com direitos, modos de vida, ocupação e uso de seus recursos naturais pelas comunidades do Povo Indígena Pataxó", destaca a nota técnica.

Entre as principais regras fixadas, definiu-se o etnozoneamento da área de sobreposição - procedimento previsto na Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (Decreto 7.747/2012). Com isso, serão definidas zonas de uso intensivo, onde se localizam as moradias, estruturas comunitárias e de beneficiamento de produtos; zonas de uso intermediário, onde será possível o plantio em moldes agroflorestais e o uso sustentável de pequenas quantidades de madeira verde; e zonas de uso restrito, correspondente a mais de 90% da área sobreposta, onde apenas pequenos usos extrativistas, ritualísticos e turísticos serão possíveis.

O Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), responsável pela resolução do caso, tem até o final de junho de 2018 para viabilizar uma "carteira de projetos, que deve incluir, pelo menos, ações de recuperação de áreas degradadas e de etnoturismo e ecoturismo com a participação indígena", especifica o termo.

Terras Indígenas e Unidades de Conservação - Na nota técnica, os procuradores explicaram que, apesar de a Lei 9.985/00 - que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - não prever "qualquer forma de ocupação ou intervenção antrópica nas unidades de proteção integral", como o parque nacional , "há a necessidade de compatibilização de sua aplicação com o princípio constitucional da proteção do direito indígena de permanência em suas terras tradicionais".

Além disso, os membros do MPF destacam que, no próprio decreto de 2012 - que ampliou de 20 mil para os 22.693 hectares de área atual do Parque Nacional do Descobrimento (PND) -, "está prevista a possibilidade de dupla afetação da terra indígena com o PND". Os procuradores citam vasto arcabouço jurídico e entendimento consolidado entre as Câmaras de Meio Ambiente e de Populações Indígenas para endossar a compatibilidade de terras indígenas e áreas de conservação.

Histórico - Criada em 1999, o Parque Nacional do Descobrimento teve sua área ampliada em pouco mais de 2 mil hectares por decreto presidencial de 2012. A região ocupada atualmente e áreas próximas ao parque foram reconhecidas como de ocupação tradicional de diversas famílias Pataxó pela Funai em um relatório técnico de 2015.

"Assim, percebe-se claramente que, a partir dos estudos, os indígenas jamais abandonaram o sentimento de pertencimento das referidas áreas inseridas no parque nacional", reforça a nota técnica, explicando que os processos de retomada das terras fizeram surgir aldeias dentro do parque desde 2003. O texto também aponta que, apesar de as ações de reintegração de posse estarem suspensas, "a situação na área de sobreposição com o parque é de constante tensão".

Leia a íntegra da Nota Técnica.

http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/em-nota-tecnica-mpf-defende-conciliacao-de-direitos-indigenas-e-protecao-do-parque-nacional-do-descobrimento-ba
Índios:Direitos Indígenas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  • TI Comexatiba (Cahy-Pequi)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.