Parque Estadual do Pau Furado é reaberto para visitação neste domingo em Uberlândia

G1 - http://g1.globo.com/ - 03/06/2018
Parque Estadual do Pau Furado é reaberto para visitação neste domingo em Uberlândia
Local reúne uma diversidade de mais de 900 espécies da fauna e flora. Reabertura do parque marca o início da programação da 8ª Semana de Meio Ambiente.

Por G1 Triângulo Mineiro
03/06/2018 09h38 Atualizado 03/06/2018 09h38


Parque Estadual do Pau Furado volta a ser local de visitação ao público a partir deste domingo (3) em Uberlândia. O espaço foi desativado há cerca de dois anos e reúne uma diversidade de mais de 900 espécies da fauna e flora.

Criado em 2007, a partir de medida de compensação ambiental decorrente do processo de licenciamento de duas usinas hidrelétricas do Consórcio Capim Branco Energia (CCBE), o Parque Estadual do Pau Furado tem 2,2 mil hectares e abrange os municípios de Uberlândia e Araguari, abrigando importantes remanescentes do bioma cerrado. É a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no Triângulo Mineiro.

A reabertura do parque marca o início da programação da 8ª Semana de Meio Ambiente, que se estende até o dia 9 de junho com várias atividades pelo município, como palestras, workshops, visitas técnicas, apresentações culturais e outras opções de lazer e conscientização ambiental.

Confira a programação da Semana do Meio ambiente

Domingo (3)
9h - Reabertura do Parque para visitação pública
- Apresentação ONG Brigada I; caminhada ecológica; apoio da Equipe de Educação Ambiental Praia Clube com atividades lúdicas.

Segunda-feira (4)
9h - Lançamento da campanha #AcabeComAPoluiçãoPlástica na Praça Tubal Vilela com a Banda do 36o Batalhão de Infantaria Mecanizado.
9h30 - Workshops: aula sobre montagem de horta vertical - DA (Diretório Acadêmico Engenharia Ambiental da UFU), confecção de brinquedos com garrafas PET - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e oficina de Ikebana - ONG Nova Acrópole.
- Apoio da Equipe de Educação Ambiental Praia Clube com atividades lúdicas
- Apoio do Programa Uberlândia Refrescos Reciclou Ganhou e do Instituto Alexa para apresentação de práticas sustentáveis e consumo consciente.
- Apoio da Limpebras com containers para armazenamento de material plástico arrecadado pela campanha
- Campanha de imunização da Febre Amarela
- Participação da Gerência Ambiental - DMAE: Atividade lúdica com estrutura inflável feita de sacolinhas plásticas reutilizadas especialmente para a Semana do Meio Ambiente. Parceria com o Projeto Flutua.
14h - Apresentação artística do grupo musical com a utilização de instrumentos confeccionados com materiais recicláveis - Instituto Alexa

Terça-feira (5)
9h às 11h - Gincana com alunos do 9o ano da Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa no Parque do Sabiá
9h às 11h - Teatro de Fantoches "A Turminha do Cerrado em: O Protetor da Natureza" - Gerência Ambiental - DMAE (Escola Municipal Amanda Teixeira - Alunos do 3o Ano fundamental)
- Participação do Pelotão Esperança do 36o BIMEC
- Entrada: Pelo Quiosque, bairro Tibery
14h - Abertura Oficial da Semana com a Banda do 36o BIMEC no Auditório Cícero Diniz (Centro Administrativo)
15h - Tema da Palestra: Construções Sustentáveis e Certificação LEED e NET ZERO com o Palestrante Guido Petinelli

Quarta-feira (6)
8h às 11h - Visita técnica Salto Soluções ambientais e Limpebras (Público Alvo: Alunos de escola rede municipal (Escola Municipal Olhos d'água)
Workshop - Direito ambiental: prática, teoria e segurança jurídica na gestão ambiental
19h - Abertura do evento
Local: Auditório Cícero Diniz (Centro Administrativo)
Público Alvo: Universitários e empreendedores
19h30 às 21h - Workshop
Convidados: Paulo Torrent, Procurador Federal Especializado em meio ambiente junto ao IBAMA; Dr. Rodrigo Barros, doutor em Direito, especializado em direito ambiental e ex-secretário de Meio Ambiente em Uberaba;Dr. Breno Lintz, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Defesa do Meio Ambiente; Dr. Carlos Valera, promotor de Justiça, mestre em Direito, doutor em Agronomia e coordenador das promotorias de Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; Dr. Cláudio Junio Leocádio, presidente da Comissão de Meio Ambiente (OAB 13ª Subseção Uberlândia)

Quinta-feira (7)
9h às 11h- Visita monitorada ao Granja Marileusa- Conhecer a respeito do projeto de cidade inteligente do bairro sustentável
19h - Palestra: Construções sustentáveis e sua importância na construção de cidades mais humanizadas com Reinaldo Caixeta Machado - Bacharel em Direito, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, advogado e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB 65ª Subseção de Patrocínio, membro titular do CODEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente de Patrocínio e professor universitário do UNICERP Campus Patrocínio. Faz parte integrante do quadro societário na empresa Agrosolos Agronomia e Meio Ambiente Ltda.
20h - Palestra Cidade Inteligentes com Gustavo Gehrke Maierá: Diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.
Local: Auditório Cícero Diniz (Centro Administrativo)
Público Alvo: Universitários e empreendedores

Sexta-feira (8)
8h30 às 11h - Turma CinePipoca Ambiental - Foyer Espaço Cultural e Anfiteatro do DMAE.
Exibição do filme "The True Cost". Debate: Gerência Ambiental (DMAE) & Camila Araújo (Modativista e Representante do Fashion Revolution Uberlândia, Monitora de Recursos Hídricos e Ambientalista em formação.) - Participação do Pelotão Esperança - 36o BIMEC
8h30 às 11h - Atividade lúdica com estrutura inflável feita de sacolinhas plásticas reutilizadas. Parceria com o Projeto FLUTUA.
- Stand de parceiros no Foyer do Espaço Cultural do DMAE.
13h às 15h30 - Exibição do filme "O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida". Debate: Gerência Ambiental no anfiteatro do Dmae

Sábado (9)
8h às 11h - Dia de Campo - Valoriza fertilizantes



https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/parque-estadual-do-pau-furado-e-reaberto-para-visitacao-neste-domingo-em-uberlandia.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Furado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.