Sema faz soltura de 150 filhotes de quelônios em comunidade indígena de Manaus

A crítica https://www.acritica.com/ - 09/03/2018
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, fez nesta sexta-feira (9) a soltura de aproximadamente 150 filhotes de quelônios da espécie de tartaruga irapuca (P. erythrocephala), na comunidade indígena Nova Esperança, dentro do limite de Manaus, distante 65 quilômetros da capital.

De acordo com a assessora do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Maria do Carmo Gomes Pereira, essa é a terceira soltura de quelônios dentro da Unidade de Conservação (UC), que conta uma área de 76.936 hectares onde estão instaladas 15 comunidades indígenas e rurais. Em três anos, foram devolvidas cerca de 300 tartarugas à natureza.

Este ano a soltura contou com a participação de 150 moradores das comunidades Nova Canaã, São Sebastião e Nova Esperança. Durante todo o dia, a RDS Puranga Conquista desenvolveu uma programação especial de atividades sociais e educacionais, com palestras, oficinas e serviços de conscientização com tema ligado ao meio ambiente.

A assessora do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Maria do Carmo, informou que, este ano, o objetivo da soltura de quelônios é a preservação da espécie, auxiliando os moradores nos processos de coleta correta dos ovos durante a "chocadeira", encubação e o período eclosão, quando acontece o nascimento dos filhotes.


https://www.acritica.com/channels/manaus/news/sema-faz-soltura-de-150-filhotes-de-quelonios-em-comunidade-indigena-de-manaus
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Puranga Conquista
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.