Operação apreende madeira e flagra pesca ilegal em área de reserva ambiental no AM

G1 - http://g1.globo.com/ - 07/02/2018
Operação apreende madeira e flagra pesca ilegal em área de reserva ambiental no AM
Jabutis, 17 tracajás e um couro de cotia também foram apreendidos.

G1 AM


Diversos crimes ambientais foram flagrados na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do rio Uatumã, que compreende os municípios de São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus) e Itapiranga (a 227 quilômetros da capital). Pesca e extração ilegal de madeira estão entre as irregularidades encontradas na operação "Uatumã".

De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), os crimes foram descobertos durante operação realizada com apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, realizada no período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro.

A operação foi direcionada ao combate de atividades de pesca comercial e profissional ilegais na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do rio Uatumã.

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do Ipaam, Abener Brandão, o Decreto no 17.190/96 proibiu a pesca comercial ou profissional nos corpos d'água que compõem a Bacia Hidrográfica do rio Uatumã e no entorno daquela Unidade de Conservação (UC) por tempo indeterminado.

Na ação, mais de trinta embarcações foram abordadas, duas delas notificadas por transportar uma carga 60,86 metros cúbicos de madeira serrada sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O material foi apreendido.

O gerente de Fiscalização Ambiental informou, também, que foram expedidos 16 autos de infração, com aplicação de multas de mais de R$ 122,1 mil pela prática e crimes ambientais, 23 termos distribuídos entre apreensão, depósito, doação, soltura e destruição.

Nas embarcações os agentes ambientais encontraram carvão vegetal sem DOF, trator tipo jerico, motosserras, espingardas, além de três jabutis, 17 tracajás e um couro de cotia.



https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/operacao-apreende-madeira-e-flagra-pesca-ilegal-em-area-de-reserva-ambiental-no-am.ghtml

UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.