Ação identifica 20 pontos de retirada ilegal de madeira na Floresta Estadual do AP

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/11/2017
Ação identifica 20 pontos de retirada ilegal de madeira na Floresta Estadual do AP
Operação é do Imap em parceria com o Ministério Público Federal e Batalhão Ambiental da PM. Fiscais identificaram também irregularidades em um garimpo licenciado.

Por Jorge Abreu, G1 AP, Macapá


Denúncias resultaram numa operação de combate a crimes ambientais na Floresta Estadual do Amapá (Flota). Durante trabalho de fiscalização nos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, foram identificados 20 pontos de desmatamento ilegal.

A ação é do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM). O trabalho aconteceu entre o período de 1o a 10 de novembro.

Além da retirada ilegal da madeira em toras, os fiscais identificaram irregularidades em um garimpo licenciado, localizado na comunidade de Cupixi, que foi autuado. Mineradoras em funcionamento e desativadas também foram alvos da operação.

De acordo com a coordenadora de fiscalização ambiental do Imap, Edilene Ribeiro, a ação iniciou após solicitação do MPF que recebeu denúncias de crimes praticados na Flota. Ela conta que o responsável pelo desmatamento ainda não foi identificado.

"Fizemos autuações, mas não conseguimos prender ninguém. Sobretudo, nós estamos dentro da área da Flota para coibir outros crimes. Nosso objetivo é esse, inibir o desmatamento e o garimpo ilegal", disse.

Ainda segundo Edilene, o descumprimento de condicionantes variam de R$ 2,5 mil a R$ 50 milhões, dependendo da atividade desenvolvida, da infração e do porte da empresa. O tamanho da área mapeada pelo desmatamento não foi ainda calculada.

Para o diretor-presidente do Imap, Bertholdo Dewes, o trabalho em conjunto com órgãos de controle coopera para o combate aos crimes ambientais no estado. Eles destaca que as ações acontecem constantemente nas regiões de difíci acessos e mais vulneráveis.

"É importante frisar que o Imap tem uma cooperação muito forte com o MPF, MPE, Polícia Federal e Exército Brasileiro. Várias denúncias nesses órgãos de controle, aí os casos são repassados para nós e trabalhamos em conjunto", finalizou Dewes.



https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/acao-identifica-20-pontos-de-retirada-ilegal-de-madeira-na-floresta-estadual-do-ap.ghtml
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.