Arquipélago de Alcatrazes passará a receber turistas no verão

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br/ - 14/09/2017
Unidade de conservação tem ambientes naturais únicos, com espécies exclusivas, e será aberta a visitantes para passeios e mergulhos



A partir de janeiro, turistas devem poder visitar o Arquipélago de Alcatrazes, a 35 km da costa no norte de São Paulo, e conhecer de perto o ambiente natural único da unidade de refúgio da vida silvestre (RVS). A previsão é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor do local. A demanda por visitação à ilha ocorre desde a década de 1990.

O refúgio é gerido de forma compartilhada com a Estação Ecológica Tupinambás. De acordo com o ICMBio, nas duas unidades foram registradas 1,3 mil espécies, das quais 93 sofrem algum grau de ameaça de extinção. O arquipélago abriga, ainda, espécies endêmicas (exclusivas do local) e possui a fauna recifal mais conservada e biodiversa do Sudeste e do Sul do Brasil, além de ser uma área de reprodução e crescimento de espécies de valor comercial para o setor pesqueiro.

O refúgio é composto pelas ilhas do arquipélago dos Alcatrazes, além de relevante parte de oceano Atlântico, o que totaliza uma área superior a 67 mil hectares. Elas formam, assim, a maior unidade de conservação marinha de proteção integral das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Alcatrazes se eleva quase 300 metros acima do nível do mar.


Diversidade e beleza

A ilha de Alcatrazes abriga uns dos maiores ninhais do País, com nidificação de fragatas (Fregata magnificens), atobás (Sula leucogaster) e gaivotões (Larus dominicanus). Lá, já foram registradas 91 espécies de aves, das quais 12 são consideradas ameaçadas de extinção.

A vegetação é caracterizada por áreas de mata atlântica e campos rupestres. O local é também o principal local de abrigo, alimentação e descanso de tartarugas marinhas da costa de São Paulo. Em suas águas também são encontradas cerca de 260 espécies de peixes. Há, também, a presença marcante de baleias e golfinhos.

Além de exuberante beleza e expressiva biodiversidade, o arquipélago dos Alcatrazes faz parte do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da região, e foi citado nos relatos históricos logo após a colonização do Brasil.

No local, foram encontradas cerâmicas que indicam o uso da ilha pelos povos que viviam na região antes do descobrimento do Brasil. O paredão granítico de 316 metros de altura no meio do oceano impressiona os navegantes por sua beleza e suas águas com boa visibilidade, e a grande quantidade de vida marinha faz um convite ao mergulho contemplativo.

Conservação
Mesmo quando for aberto para visitação, o arquipélago não deixará de ser preservado, pois o plano de manejo de Alcatrazes cria regras de funcionamento para garantir que as atividades ocorram com o mínimo de impacto aos ambientes naturais.

A pesca e qualquer tipo de degradação ambiental são proibidas na área do refúgio. Já as atividades turísticas, como mergulho e passeios, serão permitidas apenas de dentro das embarcações em áreas definidas pelo ICMBio. As empresas interessadas em fornecer os serviços precisarão atender aos critérios e fazer um cadastro que será analisado pelo instituto.

"Estamos trabalhando para que a região comece a receber visitação já nesta temporada de verão, com a abertura de 10 pontos de mergulho", adiantou o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski.

Viagem submarina

Os dez pontos de mergulho vão receber, no máximo, 20 mergulhadores em cada âncora, acompanhados de um profissional. Para participar, há uma série de regras que devem ser seguidas e que proíbem, por exemplo, o uso de produtos como sabonetes, xampus e bronzeadores.

Segundo a chefe da Estação Ecológica Tupinambás e do Regúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, Kelen Luciana Leite, diante da relevância ambiental do arquipélago dos Alcatrazes, o ICMBio está propondo a abertura da visitação em caráter experimental com duas atividades prioritárias: visita embarcada e mergulho autônomo. Nesse período experimental as atividades só poderão ser desenvolvidas por autorizados pelo ICMBio. Também não haverá cobrança de ingressos pelo instituto.



http://www.brasil.gov.br/turismo/2017/09/arquipelago-de-alcatrazes-passara-a-receber-turistas-no-verao
UC:Refúgio da Vida Silvestre

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arquipélago de Alcatrazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.