Bombeiros tentam apagar incêndio que atinge Parque do Araguaia (MT) há 3 dias

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/08/2017
Reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.



Militares continuam nesta segunda-feira (21) o combate ao incêndio no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá. Segundo o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o fogo foi identificado na sexta-feira (18) e já atingiu 4 mil hectares da reserva florestal.

De acordo com os bombeiros, o fogo avançou no domingo (20) por conta das altas temperaturas e vento forte. Parte de uma área, que já tinha sido controlada, voltou a ser atingida pelas chamas. As equipes tiveram que abandonar parte de outra área do parque para controlar o trecho onde o incêndio recomeçou.

Conforme o BEA, as equipes permaneceram ainda no período da noite para tentar extinguir as chamas. A expectativa é de que as equipes utilizem um rio da região para conter o incêndio. Não choveu na região e nem há formação de nuvens, o que dificultou o combate, na avaliação dos militares.

A equipe é composta por membros de uma organização e 10 militares do Corpo de Bombeiros. Os brigadistas usam um avião, equipado para combater incêndios florestais, além de caminhões e outros equipamentos.

O parque

O Parque Estadual do Araguaia é uma das maiores unidades de conservação de Mato Grosso, com 230 mil hectares, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.

Devido ao encontro entre os rios Araguaia e das Mortes, formando o 'Pantanal do Araguaia', que durante o período de chuvas permanece meses alagado, as águas servem de berçário a diversas espécies de animais, entre elas, o peixe pirarucu, que está em extinção.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/bombeiros-tentam-apagar-incendio-que-atinge-parque-do-araguaia-mt-ha-3-dias.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.