Exército e Bombeiros combatem incêndio no Parque Estadual do Pau Furado em Uberlândia

G1 - http://g1.globo.com/ - 31/07/2017
Trabalhos duram cerca de 48 horas e, nesta manhã (31), os militares fazem o rescaldo e eliminação de pequenos focos. IEF informa que incêndio é o maior registrado na história do parque.



Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 300 hectares do Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia. As chamas iniciaram no sábado (29) e os trabalhos de rescaldo e eliminação de focos de incêndio seguem nesta manhã (31) com militares do Exército e Corpo de Bombeiros.

A área atingida pelo fogo corresponde a cerca de 40% da reserva florestal no perímetro de Uberlândia. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Thiago Lacerda Duarte, estão sendo utilizados abafadores, enxadas e bomba costal.

"Não podemos precisar as causas, mas a suspeita é de que o incêndio tenha iniciado às margens da rodovia que corta o parque. Devido às condições meteorológicas, o fogo se propagou rapidamente. Agora o incêndio está sob controle, mas vamos continuar monitorando. O objetivo das ações é controlar alguns pequenos focos de incêndios que restaram da noite anterior para não deixar propagarem", comentou.

Ao todo, dão apoio à ação 60 militares do 36o Batalhão de Infantaria Motorizado, 11 bombeiros e oito brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além disso, o helicóptero Pégasus da Polícia Militar (PM) está sobrevoando a unidade de conservação para avaliar os focos e direcionar as equipes.

O caseiro Antônio Gonçalves da Cruz, de 55 anos, viu quando as chamas começaram. "Começou por volta das 10h de sábado. Eu fiquei com medo porque o fogo estava muito alto e preocupado de ir para a estrada, mas me falaram que estava indo para dentro da mata. É uma tristeza porque além das árvores muitos animais morrem ou com o fogo ou por falta de alimento", contou.

Maior incêndio da história

O IEF e os bombeiros foram acionados no início da tarde do último sábado. Uma equipe foi deslocada para o local, no entanto, no domingo o fogo se alastrou e foi necessário maior efetivo de militares. O helicóptero da PM chegou a dar apoio com o uso do "Bambi Bucket" - uma espécie de cesto para retirar água de rios ou represas.

O gerente do parque, Leonardo Ogusuku, informou que o incêndio foi o maior da história registrado em 10 anos. "O Parque do Pau Furado está comemorando seus dez anos e lamentavelmente recebeu o pior presente que poderia receber. O local onde as chamas começaram era uma área de recuperação e já existia um plantio de quase oito anos. Fora a perda para a biodiversidade que é incalculável, a reparação levará décadas", lamentou.

Ainda segundo o gerente, como o incêndio se iniciou às margens da rodovia a suspeita é de que tenha sido causado por alguém que estava queimando lixo ou que tenha jogado cigarro aceso.

O Parque

O parque foi inaugurado em 27 de Janeiro de 2007 e é uma unidade de conservação de proteção integral que abriga espécies nativas do cerrado. A unidade abrange área total de 2,2 mil hectares em Uberlândia e Araguari.

O parque esteve fechado para visitação pública desde outubro do ano passado por conta de reestruturação interna dos serviços terceirizados. Na ocasião, o Estado justificou que a empresa responsável pelo pagamento dos funcionários enfrentava problemas referentes ao recolhimento dos encargos sociais e, por esse motivo, o IEF estava impossibilitado de efetuar o pagamento enquanto a empresa não regularizasse a situação.

Em nota, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) informou que o Parque do Pau Furado está retornando às atividades, assim como as outras unidades de conservação estaduais, à medida que os funcionários aprovados por concurso pela estão assumindo os cargos.

A unidade está recebendo, por enquanto, visitantes por agendamento e mais especificamente para ações de educação ambiental. A data para reabertura total não foi informada.



http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/exercito-e-bombeiros-combatem-incendio-no-parque-estadual-do-pau-furado-em-uberlandia.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Furado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.