8 trilhas de bike para quem ama pedalar na natureza

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/07/2017
Todas ficam em unidades do ICMBio. Além de proporcionar a prática do ciclismo, elas oferecem belas paisagens e inspiram integração e respeito ao meio ambiente. E aí, vamos lá?



A bicicleta seduz, há tempos, amantes de todas as tribos. Desde crianças que se aventuram ao equilibrar-se em duas rodas, passando pelos que a utilizam como meio de transporte nas cidades ou como instrumento de trabalho para os atletas profissionais, até os adeptos de mountain bike e ecociclismo, que adoram pedalar em contato com a natureza.

Pensando nessas pessoas, preparamos este rápido guia de unidades de conservação em que se pode fazer trilhas com a magrela. Nesses percursos, é impossível olhar só para a frente e pedalar. Há que se observar os arredores repletos de exuberante e plena riqueza de vida, o que inspira a integração e o respeito ao meio ambiente.

Muitas unidades oferecem a atividade entre seus atrativos. Esse pequeno guia busca mostrar a diversidade que se pode ter desse tipo de experiência em nosso país. Então, vamos lá? Lembrando sempre da máxima: conhecer para preservar!


1. Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

O título de "Jardim do Brasil" dado pelo paisagista Burle Marx à Serra do Cipó, em 1950, faz jus a um dos conjuntos naturais mais exuberantes do planeta. A topografia acidentada e a grande quantidade de nascentes formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas de excepcional beleza natural. A Serra do Cipó localiza-se na porção sul da Serra do Espinhaço, importante divisor de duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do Rio Doce. As trilhas mais procuradas pelos ciclistas são as da Cachoeira da Farofa e do Cânion das Bandeirinhas. O Parque é aberto à visitação diariamente das 8 às 18 horas, com entrada até às 16 horas. O visitante pode trazer a sua própria bike ou alugar de uma associação prestadora de serviços de aluguel, junto à portaria principal.

Município: Jaboticatubas (MG)
Extensão da trilha: Cachoeira da Farofa 16km, Cânion das Bandeirinhas 24km (ida e volta)
Sinalizada: sim
Contratação de guia: não é necessário
Reserva: não é necessário
Contato: parna.serradocipo@icmbio.gov.br e (31) 3718-7151
Mais informações: guia do visitante


2. Parque Nacional das Emas (GO)

O Parque Nacional das Emas está situado no sudoeste do estado de Goiás em um dos extremos da Serra dos Caiapós e apresenta uma topografia plana com predominância de chapadões. Além de paisagem característica do cerrado (campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares), a observação de animais típicos do cerrado são algumas das atrações para os visitantes. As trilhas do Jacubinha e do Formoso ao Glória são ideais para atividades de ciclismo e ambas tem acesso a cursos de rio ou riachos da região.

Município: Mineiros e Chapadão do Céu (GO)
Extensão da trilha: Jacubinha 14km, Formoso ao Glória 26km
Sinalizada: sim, autoguiada
Contratação de guia: opcional
Reserva: pelo ecobooking
Contato: pnemas@gmail.com (64) 3634-1517
Mais informações: clique aqui


3. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura segura e contemplação da natureza. Pedalar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas. Mas recomendada apenas para quem já tem experiência. A areia é muito densa, o que torna o percurso muito difícil e requer equipamento profissional. Uma trilha indicada é o percurso do canto dos lençóis até a baixa grande, pela praia. Porém para realizar essa atividade é necessário pedir autorização para a administração do parque.

Município: Barreirinhas e Santo Amaro (MA)
Extensão da trilha: 30km
Sinalizada: não
Contratação de guia: necessário
Reserva: autorização específica do parque
Contato: pnlm@icmbio.gov.br (98) 3349-1267
Mais informações: guia do visitante


4. Floresta Nacional de Brasília (DF)

A maior trilha sinalizada de mountain bike dentro de unidade de conservação do país está na Floresta Nacional de Brasília. A trilha funciona gratuitamente, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados em que a floresta estiver aberta à visitação. Existem diferentes opções de circuitos para todo tipo de ciclista e um mapa georeferenciado pode ser baixado na página da unidade. A sinalização foi feita em parceria com voluntários de clubes de ciclismo da cidade. A maior parte do percurso é realizado em estrada, mas trechos de single track e pontes para proteger as nascentes garantem a aventura.

Município: Taguatinga (DF)
Extensão da trilha: 44 km
Sinalizada: sim
Contratação de guia: não é necessário
Reserva: não é necessário
Contato: (61) 3355-5517
Mais informações: clique aqui


5. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

O principal atrativo do Parque Nacional da Serra da Capivara são as paisagens e os sítios arqueológicos com pinturas rupestres e grafismos gravados sobre os paredões areníticos. O parque protege vegetação da caatinga, apresentando suas diversas variações, desde a caatinga baixa e densa até a caatinga alta. Para quem gosta de pedalar, alguns dos condutores credenciados são especialistas no esporte. Há opção de passeios leves ou pesados, de acordo com o gosto e condição física de cada um.

Município: São Raimundo Nonato (PI)
Extensão da trilha: de acordo com o ciclista
Sinalizada: não
Contratação de guia: obrigatória
Reserva: não é necessário
Contato: parnaserradacapivara@icmbio.gov.br (89) 3582-2031
Mais informações: aqui


6. Parque Nacional de Aparados da Serra (RS)

O relevo acidentado, as corredeiras e cachoeiras de água cristalina, além das trilhas sobre campos de gramíneas, são um convite à prática de atividades como mountain bike. Uma das principais atrações do Parque Nacional de Aparados da Serra é percorrer as bordas do famoso cânion Itaimbezinho, que possui 5,8 km de extensão e profundidade de até 900 metros, pelas trilhas do vértice e do cotovelo. Durante o caminho é possível apreciar a Mata Atlântica e a Floresta de Araucária, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.

Município: Cambará do Sul (RS)
Extensão da trilha: Vértice 1,6km, Cotovelo 6km
Sinalizada: parcialmente
Contratação de guia: opcional
Reserva: não é necessário
Contato: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br (54) 3251-1277
Mais informações: guia do visitante


7. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

O Parque Nacional do Iguaçu é reconhecido por guardar as incríveis Cataratas do Iguaçu, mas há muito mais sobre o parque. Ele abriga o maior remanescente de Mata Atlântica da região sul do Brasil e protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada. A Trilha do Poço Preto é uma atração do parque que pode ser percorrida de bicicleta. Os guias enriquecem o passeio com informações sobre a fauna e flora da região.

Município: Foz do Iguaçu (PR)
Extensão da trilha: 9km
Sinalizada: sim
Contratação de guia: incluso no pacote
Reserva: pelo telefone (45) 3529-9665
Contato: comercial@macucoecoaventura.com.br
Mais informações sobre a trilha: aqui
Mais informações sobre o parque: aqui


8. Parque Nacional de Ubajara (CE)

O Parque Nacional de Ubajara apresenta características ímpares por conter, em espaço tão próximo, dois ecossistemas tão diferenciados: um ambiente de considerável ocorrência de chuvas (mata úmida) e um ambiente semi-árido, a caatinga (mata seca). A Trilha Bike foi inaugurada durante as comemorações do 58o aniversário do parque em abril deste ano e a administração do parque já está trabalhando para abrir outras trilhas de 16 e 24 km para ciclistas mais experientes.

Município: Ubajara (CE)
Extensão da trilha: 4km
Sinalizada: sim
Contratação de guia: necessário, o parque dispõe de guias credenciados
Reserva: não é necessário
Contato: (88) 3634-1388 (88) 99942-3051
Mais informações: guia do visitante

Leia também:

. 6 travessias em parques nacionais que você tem que fazer

. 5 picos em parques nacionais que você tem que conhecer

Serviço:

. Confira as orientações sobre conduta consciente em ambientes naturais



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9034-8-trilhas-de-bike-para-quem-ama-pedalar-na-natureza
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas