Manguezal garante equilíbrio da natureza na Ilha Grande

G1 - http://g1.globo.com/ - 30/06/2017
Mangue, em reserva biológica, devolve ao mar os nutrientes que alimentam milhares de espécies e faz do lugar um berçário natural.


A Reserva Biológica da Praia do Sul, na Ilha Grande, no litoral sul do estado do Rio, é protegida e proibida. O local tem o mangue mais conservado do estado. Os pesquisadores dizem que é um manguezal modelo. E ele está dentro de uma paisagem também muito preservada. Mar, lagoa, restinga, floresta: tudo conectado, em perfeita harmonia.

O oceanógrafo Mário Soares, da Uerj, especialista em manguezais, explica o vermelho sangue que abre caminho entre o verde e o azul.

"Essa cor avermelhada é da alta concentração de tanino, que é um composto que ajuda a aumentar a resistência da madeira contra a água salgada", diz.

E assim surge um ciclo de vida. O mangue devolve ao mar os nutrientes que alimentam milhares de espécies.

"Um berçário natural. Várias espécies que a gente usa economicamente, explora economicamente ou que as comunidades tradicionais usam para sua subsistência elas têm algum momento do seu ciclo de vida dentro do manguezal", diz o oceanógrafo.

Após uma hora de caminhada desde o mangue, entre o mar e as montanhas, surge uma pequena vila de pescadores. É a praia do Aventureiro, um outro território protegido. Apenas 90 pessoas vivem no local, que abriga uma das mais belas praias do Brasil.

O gestor do Instituto Estadual do Ambiente, Tercius Souza Barradas, tem a missão de manter o equilíbrio na ilha.

"Precisamos ainda estabelecer a questão do sistema do ordenamento turístico, que na maioria das vezes causa alguns danos bastante sensíveis à parte ambiental", explica. Na praia do Aventureiro o limite diário é de 500 turistas.

Antônio Souza, o Seu Vovô, 77 anos, é o mais antigo pescador da vila. Ele é do tempo em que a pesca era no olho.
O nome do mirante do Espia foi exatamente por isso. Os pescadores ficavam em cima da pedra vendo quando o cardume de tainha entrava e faziam sinal para quem estava na praia. Então os pescadores lá da praia lançavam a rede e garantiam o peixe para toda a comunidade.

A técnica mudou, mas o que cai nas redes ainda é de todos.



http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/06/manguezal-garante-equilibrio-da-natureza-na-ilha-grande.html
Recursos Hídricos:Vegetação Protetora (Manguezal, Mata Ciliar)

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Praia do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.