Inaugurada primeira Flona do Piauí

Ibama - 02/05/2004
A implantação da primeira Flona - Floresta Nacional do Piauí foi comemorada com festa pela população do município de Altos. Autoridades federais estaduais e municipais participaram da solenidade organizada pela gerência executiva do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis no Estado. Crianças de escolas públicas apresentaram números musicais e soltaram pássaros apreendidos pelo Ibama.

O governador Wellington Dias agradeceu ao presidente Lula a assinatura do decreto de criação da Flona e disse que "o estado do Piauí será parceiro do Ibama na instalação de infra - estrutura para os visitantes da unidade".

A Floresta Nacional de Palmares tem 170 hectares. Por estar localizada em uma área de transição entre o cerrado, a caatinga e a floresta amazônica vai incorporar ao patrimônio ambiental brasileiro uma importante reserva de biodiversidade. Foram identificadas 187 espécies de árvores e uma rica e variada fauna. "A criação de mais uma unidade de conservação no Piauí demonstra o sentimento do governo federal e estadual pela questão ambiental no estado" disse Romildo Mafra gerente executivo do Ibama.

O estado do Piauí tem agora oito unidades de conservação federal, somando aproximadamente 2 milhões de hectares de área protegida. Segundo o diretor de Florestas Antônio Hummel, "a gestão e a proteção da Flona está relacionada a um processo participativo com a instalação do conselho consultivo da unidade". A partir das propostas do conselho será elaborado o plano de manejo. Um viveiro de mudas para serem usadas na reconstituição das matas ciliares do rio Parnaíba foi uma das sugestões já levantadas.
(Janete Porto-Ibama-Brasília-DF-02/05/04)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Palmares
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.