Furna Feia dá posse ao conselho consultivo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/02/2017
Criação do colegiado, que permite a participação da comunidade na gestão do parque nacional no Rio Grande do Norte, representa um avanço para a unidade


O Parque Nacional Furna Feia, no Rio Grande do Norte, deu mais um passo para a sua estruturação. Junto com as comunidades de seu entorno, nos municípios de Mossoró e Baraúna, a unidade de conservação (UC) acaba de dar posse ao seu Conselho Consultivo, recém-criado.

O conselho consultivo é um dos fóruns de participação da comunidade na gestão das UCs. A primeira reunião dos conselheiros ocorreu no dia 8 na Câmara Municipal de Baraúna. Coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere a unidade, em conjunto com instituições parceiras, o colegiado reúne vários segmentos da sociedade local.

Na composição, estão representados, entre outros, órgãos públicos administrativos e ambientais dos três níveis da federação, como Emater, Sebrae e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do estado; instituições acadêmicas, como Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade Estadual do RN (UERN); e da comunidade, com associações de moradores do entorno e de produtores agrícolas.

No evento de posse do conselho, que contou com representantes da Câmara Municipal de Baraúna e representante das prefeituras da região, o chefe do parque, Leonardo Brasil, lembrou as atividades do ICMBio desde a criação da unidade, as parcerias e avanços na regularização fundiária, as pesquisas, os acordos de cooperação técnica, as ações de educação ambiental, o Programa Piloto de Turismo, entre outros assuntos.

Após a apresentação, os conselheiros discutiram a função do conselho e o papel de cada um na gestão da unidade. A próxima reunião está marcada para o dia 26 de abril, quando será apresentada uma minuta de regimento interno elaborada pelo grupo de trabalho escolhido durante a reunião.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8725-furna-feia-da-posse-ao-conselho-consultivo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Furna Feia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.