Ministro faz visita técnica a parque nacional

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/12/2016
Em companhia do presidente do ICMBio, ele conheceu o projeto Manejo Integrado do Fogo na Chapada das Mesas e entregou veículos e equipamentos à unidade de conservação


O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, realizou nesta quinta-feira (8) visita técnica ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão. Acompanhado do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, ele conheceu o projeto Manejo Integrado do Fogo e fez a entrega de quatro caminhonetes, um quadriciclo, um trator e outros equipamentos à unidade de conservação (UC).

Os veículos e equipamentos serão usados em ações de prevenção e combate a incêndios florestais no interior do parque, que tem 160 mil hectares e abrange áreas dos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, na região do Cerrado sul do Maranhão.

A aquisição dos veículos foi feita por meio do Projeto Cerrado Federal, que apoia as estratégias nacionais de redução do desmatamento e dos incêndios florestais no bioma. O objetivo é melhorar a capacidade do ministério na implementação do manejo integrado do fogo e do cadastramento ambiental rural em áreas selecionadas do Cerrado.

Antes da entrega dos carros e equipamentos, o ministro e o presidente do ICMBio fizeram um sobrevoo de helicóptero na região. Em seguida, reuniram-se com servidores e o chefe do parque, Deijacy do Rego, e representantes da comunidade local.

Na ocasião, além de ouvir sugestões dos moradores, principalmente no que se refere às atividades de visitação no parque, que podem gerar emprego e renda para a comunidade, o ministro recebeu informações sobre como funcionam as ações integradas de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais na região.

Além das brigadas anti-incêndio e as parcerias com os órgãos locais, que vêm dando bons resultados no combate às queimadas, o parque desenvolve atividades de educação ambiental focadas na questão de manejo e combate ao fogo. Esse trabalho envolve cerca de 50 professores da rede pública municipal e 200 comunitários, que participam anualmente de duas capacitações e oito oficinas comunitárias.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8592-ministro-faz-visita-tecnica-a-chapada-das-mesas
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.