APA da Serra de Lajeado apoia encontro de arte e cultura

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 25/11/2016
Com o objetivo de despertar na consciência dos participantes a importância da preservação do patrimônio cultural, ambiental e turístico do município de Lajeado, teve início nesta quinta-feira, 24, o II Encontro de Arte e Cultura local. A programação segue até este sábado 25, na Feira Coberta do município.

De acordo com a supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) - Serra de Lajeado, Camilla Muniz, o evento tem apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e foi idealizado com o objetivo de fortalecer o artesanato e o turismo local. "O Encontro é resultado de diversas parcerias dentre elas com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham), no sentido de apresentar aos visitantes, os painéis de pinturas rupestres da região", informou.

A gestora destaca ainda que o município de Lajeado está inserido na APA da serra do Lajeado, formada também pelos municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro e Miracema. "Esta é uma oportunidade das pessoas conhecerem os produtos produzidos pela comunidade. Como licores de frutos do cerrado, farinha de jatobá, além do artesanato indígena e também peças em cerâmica", explicou.

O evento contará com ciclo de palestras que irá contemplar temas como arqueologia, turismo sustentável e empreendedorismo. Para os amantes da natureza, uma das opções será a expedição ao sítio arqueológico Caititu, formado por pinturas rupestres, que ocorrerá neste sábado.

Os visitantes também terão acesso à exposição da nova coleção "Segredos de Lajeado", que faz parte do projeto Costurando a Vida, da Associação Das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (Amae). Também haverá inúmeras apresentações como a da quadrilha estilizada com o grupo "Nóis trupica, mais não cai", dança indígena, roda de capoeira e shows regionais. As oficinas de fantoches, cerâmica e cestaria serão oferecidas pela Amae.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/11/25/apa-da-serra-de-lajeado-apoia-encontro-de-arte-e-cultura/
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.