Uma década e meia em defesa dos primatas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/10/2016
Ao festejar mais um aniversário, centro de pesquisa do ICMBio registra avanços e acumula conquistas


O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) está completando 15 anos. Desde que foi criado, em 2001, uma de suas principais marcas tem sido a promoção da sinergia entre diversos atores (pesquisadores, agentes públicos, instituições) e processos para catalisar ações e projetos em prol da conservação dos primatas no Brasil. Isso ficou evidente na avaliação do estado de conservação dos primatas brasileiros e na elaboração e implementação dos planos de ação nacionais para a conservação dos primatas ameaçados de extinção.

O desenvolvimento de pesquisas científicas para ampliar o conhecimento sobre as espécies menos conhecidas dentre as ameaçadas tem sido outra das linhas proeminentes do CPB. Com projetos focados em espécies - como Flavius (Sapajus flavius), Guigó (Callicebus barbarabrownae e Callicebus coimbrai), Kaapori (Cebus kaapori) e Ululata (Alouatta ululata) - ou em áreas - como Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia (Puca), Primatas da Caatinga e Áreas Estratégicas para Pesquisa e Conservação de Primatas no Brasil -, tem sido possível gerar informações necessárias à conservação das espécies, bem como orientações para a criação e gestão de Unidades de Conservação para proteger suas populações.

Outro eixo central do CPB são as ações de manejo para a conservação de espécies ameaçadas. Com o Projeto Guaribas, por exemplo, sucessivas translocações e reintroduções de guaribas-de-mãos ruivas (Alouatta belzebul) vêm repovoando a Reserva Biológica Guaribas, onde a espécie estava extinta. Outro exemplo é o Projeto Conectividade, que vem estruturando ações para combater os efeitos da fragmentação da Mata Atlântica sobre os primatas ameaçados de extinção no nordeste do Brasil.

Nesses 15 anos, também destacam-se as contribuições do CPB para a capacitação de pessoal, o desenvolvimento de pesquisas e a difusão de conhecimento. A equipe do CPB já orientou dezenas de estudantes de graduação e pós-graduação, além de ter proferido centenas de palestras e ministrado dezenas de cursos. Por meio do Sistema de Autorização e Informação de Biodiversidade (SISBIO), já foram analisadas mais de 1.000 solicitações desde 2007, sendo aprovada a grande maioria das atividades com finalidade científica ou didática. Além disso, com centenas de publicações científicas (artigos, capítulos, resumos) ou de divulgação (site, cartazes, cartilhas), o CPB tem feito a difusão de conhecimentos visando a conservação dos primatas brasileiros.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8430-uma-decada-e-meia-em-defesa-dos-primatas
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaribas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.