PF desmantela quadrilha que comercializava madeira ilegal em Roraima

Folha Nobre - http://folhanobre.com.br/ - 03/06/2016
A Polícia Federal em Roraima deflagrou, às 6h da manhã de hoje, a operação SIN CERA. Estão sendo cumpridos 9 Mandado de Condução Coercitiva e 9 Mandados de Busca e Apreensão. A operação visa desbaratar esquema criminoso de desmatamento, transporte e comercialização de madeira oriunda da Floresta Nacional de Roraima. A ação é desenvolvida nos domicílios e empresas de receptadores e comercializadores da madeira ilícita. Servidores do IBAMA estão compondo as equipes na deflagração da operação.

Os Mandados foram deferidos pela Justiça Federal após representação em inquérito policial, no qual são investigadas práticas criminosas dos artigos 288 e 180 do Código Penal - associação criminosa, receptação e crimes ambientais dos artigos 40, 46 e 51 da Lei 9.605/1998.

Até as 9h30, durante a operação, três investigados foram presos em flagrante por crime do art. 46 da lei de crimes ambientais:

A A S, empresário da área de marcenaria no bairro Mecejana, de posse de madeiras do tipo cedro e sucupira sem documentação legal;
C C C, empresário da área de marcenaria no bairro 13 de setembro, de posse de madeira do tipo cedro sem documentação legal;
S C X, empresário da área de marcenaria no bairro Santa Tereza, de posse de madeira do tipo cedro sem documentação legal;


LEI 9.605/98

Art. 46. Receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento:

Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

A investigação aponta que as árvores eram derrubadas e as madeiras serradas na Floresta Nacional de Roraima, com divisão de tarefas e comercialização de madeira nobre com alto valor de mercado em Boa Vista/RR e Cantá/RR. Em março de 2016, no interior da Floresta Nacional de Roraima, foram flagrados pontos de desmatamento sob responsabilidade de investigados, com corte seletivo de madeira, especialmente do cedro, com a prisão de 4 envolvidos.

O aprofundamento das investigações permitiu apurar o esquema criminoso de receptação e comercialização da madeira em empresas localizadas em Boa Vista/RR e Cantá/RR, que culminou na deflagração da Operação SIN CERA.

Os conduzidos estão sendo interrogados e indiciados pelas práticas criminosas na Polícia Federal em Roraima. As investigações continuam em inquérito policial, com análise do material apreendido, perícias, interrogatórios e indiciamentos dos envolvidos, com conclusão prevista em 30 dias e envio do inquérito à Justiça Federal.

Será concedida entrevista coletiva na sala de imprensa da Superintendência Regional da Polícia Federal, localizada na Av. Brasil, 551, 13 de Setembro, Boa Vista/RR, hoje 03/06, às 11 horas.

[1] Lê-se "sin cêra". Na idade média, vendedores de madeira faziam propaganda da madeira sem cera. A cera era utilizada para ocultar imperfeições na madeira. Na operação policial, os investigados em Roraima ocultavam a origem ilícita da madeira que comercializavam, que era oriunda da Floresta Nacional de Roraima e da Terra Indígena Yanomami. Um dos investigados foi sincero ainda ao confessar que só utilizava madeira ilegal na atividade comercial.


http://folhanobre.com.br/2016/06/03/pf-desmantela-quadrilha-que-comercializava-madeira-ilegal-em-roraima/31098
Amazônia:Desmatamento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Roraima
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.