Mudanças climáticas ameaçam monumentos históricos

O Globo, Sociedade, p. 22 - 27/05/2016
Mudanças climáticas ameaçam monumentos históricos

Além de representarem um risco ao meio ambiente e à própria saúde das pessoas, as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças a monumentos históricos considerados patrimônios mundiais da Unesco, alerta um relatório elaborado por cientistas e divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o estudo, símbolos culturais como os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, no Chile, e o imponente Stonehenge, no Reino Unido, podem ser destruídos devido a problemas causados pelas alterações no clima.
A pesquisa foi realizada pela União dos Cientistas Preocupados (UCS, na sigla em inglês), com apoio da Unesco e do Programa Ambiental da ONU. Ao todo, são 31 patrimônios, em 29 países, vulneráveis a problemas como elevação de temperaturas, avanço das águas e intensificação de eventos como chuvas torrenciais e secas prolongadas.
O risco do caos climático para patrimônios ambientais como a Grande Barreira de Corais, na Austrália, e o Atol das Rocas, no Brasil, já vinha sendo enfatizado há tempos por entidades ligadas ao assunto. Mas o novo relatório lista também monumentos criados pelo homem, de extrema importância cultural e, obviamente, turística.
Na Ilha de Páscoa, no Chile, a erosão costeira causada por chuvas que se tornarão cada vez mais frequentes e o aumento do nível das águas no Oceano Pacífico podem fazer com que os moais se percam no mar, afirmam os pesquisadores. Já em Stonehenge, no Reino Unido, a preocupação é com enchentes. Até mesmo a Estátua da Liberdade, em Nova York, está na relação, devido ao risco de furacões e tempestades se tornarem mais corriqueiros no Nordeste dos EUA.
O documento enfatiza que países em desenvolvimento como a Colômbia, onde fica a cidade de Cartagena, e o Vietnã, onde está situada a cidade de Hoi An, ambas listadas entre os patrimônios em risco, podem sofrer um baque econômico, já que dependem da receita do turismo gerada graças a esses locais.
- É uma fonte de renda importante. É um motor econômico ter um patrimônio mundial em seu território - afirmou à agência de notícias Reuters o pesquisador Adam Markham, principal autor do relatório e vice-diretor da UCS. - Se os atributos que atraem os turistas forem danificados, pode ser um grande golpe nas economias.
PERIGO PARA RECIFES DE CORAIS
De acordo com outro relatório, da organização World Wildlife Fund (WWF), divulgado mês passado, metade dos 114 chamados patrimônios mundiais naturais estariam em risco. O novo documento também listou patrimônios ambientais.
- Muitos dos mais importantes recifes de corais do mundo, incluindo nas ilhas de Nova Caledônia, no Pacífico Ocidental, vêm sofrendo com um branqueamento sem precedentes, ligado às mudanças climáticas. As alterações no clima podem, eventualmente, até mesmo provocar o fim de alguns dos patrimônios - alerta Markham.
Outros locais mundialmente conhecidos, como o Monte Everest, no Nepal, e as Ilhas Galápagos, no Equador, também estão listados no relatório.

O Globo, 27/05/2016, Sociedade, p. 22

http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/mudancas-climaticas-ameacam-patrimonios-da-humanidade-diz-onu-19381220
Clima:Mudanças Climáticas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Atol das Rocas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.