Parque Dois Irmãos ganha sementeira com mais de 40 espécies

Folha de Pernambuco - http://www.folhape.com.br/ - 29/04/2016
O Parque Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, ganhará um verdadeiro berçário para a reprodução de mais de 40 espécies da Mata Atlântica. A sementeira, abrigada próximo ao prédio administrativo, dispõe de uma área total de 500 metros quadrados e terá capacidade para o cultivo de cinco mil mudas por ano. Ingá, visgueiro, periquiteiro-do-campo, paineira e pau-brasil estão entre as mil espécies já em cultivo no local. Em fase de instalação, a estimativa é que a sementeira seja entregue até o fim do próximo mês.

O gerente-executivo do Parque Dois Irmãos, George do Rego Barros, disse que a sementeira contribui decisivamente no papel de preservar espécies por meio do cultivo e distribuição de mudas nativas. O processo ocorre em meio ao verde que abrange a unidade de conservação, que possui 1,1 mil hectares de floresta. "Além de fazer a manutenção do nosso verde, as mudas produzidas na sementeira servirão para auxiliar em projetos de reflorestamento nas demais unidades de conservação do Estado. As mudas também poderão contribuir com ações desenvolvidas por entidades ambientais e grupos de pesquisa", detalhou.

Segundo Barros, o novo espaço também deverá contribuir com as atividades de educação ambiental feitas no parque. Em visitas guiadas serão explicadas as características de cada planta e sua importância para a natureza. No próximo dia 3, quando é comemorado o Dia Nacional do Pau-Brasil, serão distribuídas 500 mil mudas da planta aos visitantes. O gestor da unidade também adiantou uma outra novidade: o parque vai contar com uma farmácia viva.

"Iremos produzir fitoterápicos, por meio das ervas, que vão ajudar nos tratamentos médicos com os animais do zoológico. Serão plantas de matriz africana. Porém, isso só vai ter início quando terminarmos a sementeira", contou, sem dar mais detalhes. Com uma área de 14 hectares dentro da unidade de conservação, o zoológico abriga cerca de 650 animais. A ideia é implantar a farmácia viva num espaço de 300 metros quadrados, situado ao lado da sementeira.


http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/4/parque-dois-irmaos-ganha-sementeira-com-mais-de-40-especies-0556.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Dois Irmãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.