Monaf discute plano para operação do manejo do fogo com proprietários rurais

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 27/04/2016
Para promover o diálogo alinhando os interesses da unidade de conservação com a comunidade, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atua no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf-TO) deu início nesta terça-feira, 26, as reuniões que serão realizadas com proprietários rurais, para tratar do plano de operação do manejo do fogo no interior da UC.

O objetivo da abordagem, principalmente aos proprietários rurais da Zona de Uso Sustentável (ZUS) é compartilhar uma estratégia de proteção contra incêndios florestais e apoio a tomada de decisões referentes às áreas sensíveis, como matas ciliares, nascentes, entre outras, que já possuem um histórico de ocorrências de incêndios de alta intensidade na UC, em período de seca, entre maio a outubro.

O inspetor de recursos naturais e supervisor de Unidade de Conservação do Monaf, Hermísio Alecrim Aires, falou sobre o plano. "Diferente do incêndio, a queima é o uso controlado do fogo. Nesse ano, os aceiros de áreas sensíveis serão planejados com os proprietários rurais, com o controle do acúmulo de combustível, observada as condições técnicas de segurança", destacou o supervisor.

De acordo com informações do inspetor, a execução das ações propostas pelo Monaf-TO deverá contar com mais 08 brigadistas, a serem contratados para atuarem nos meses de maio a outubro, além da equipe técnica permanente da unidade. A meta dos encontros é incentivar a inclusão dos residentes na gestão participativa da UC e disseminar o conhecimento, com objetivo de alcançar resultados satisfatórios em comum.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/4/27/monaf-discute-plano-para-operacao-do-manejo-do-fogo-com-proprietarios-rurais/
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.