Após uma semana, bombeiros controlam incêndio em parque de Montes Claros

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 13/11/2015
Durante sete dias, as chamas consumiram mais de 2 mil hectares do parque florestal


O Corpo de Bombeiros confirmou nesta sexta-feira que conseguiu controlar o incêndio que atingia o Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, Norte de Minas, desde a semana passada. De acordo com a corporação, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) também esteve no local e realizou o monitoramento da área. O trabalho de rescaldo foi encerrado no fim desta tarde.

Conforme o em.com.br informou ontem, Marcone de Souza Melo, de 25 anos, e Everaldo Martins dos Santos, de 45, foram presos suspeitos de terem provocado o fogo na área. Durante sete dias, as chamas - que começaram na sexta-feira, dia 6 - consumiram mais de 2 mil hectares do parque florestal, que concentra sítios arqueológicos com marcas da presença humana na região há 8.500 anos. Na área estão as nascentes dos rios que respondem por 30% do abastecimento de água de Montes Claros (394,5 mil habitantes).

Os dois homens foram presos como coautores de crime ambiental, já que estavam trabalhando para um produtor rural que ateou fogo em um terreno dentro de um terreno do Parque da Lapa Grande e as chamas se alastraram para outras partes da área de proteção ambiental. O produtor, cujo nome é mantido em sigilo, não foi localizado até o início da noite desta quinta-feira, mas também deverá ser preso assim que for encontrado.



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/11/13/interna_gerais,707645/apos-uma-semana-bombeiros-controlam-incendio-em-parque-de-montes-clar.shtml
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lapa Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.