Bugios-pretos, espécie ameaçada de extinção, são notados na Floresta de Bebedouro

Portal do Governo do Estado de São Paulo - http://www.saopaulo.sp.gov.br - 12/07/2015
Para proteger os primatas que vivem no território paulista, a Secretaria do Meio Ambiente instituiu a Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Nativos


Imagens registradas dão um alento na luta pela preservação de espécies de animais em extinção. Na lista das ameaçadas no Estado de São Paulo, um grupo de oito bugios-pretos foi visto na Floresta Estadual de Bebedouro, unidade de conservação administrada pelo Instituto Florestal (IF).

Para proteger os primatas que vivem no território paulista, a Secretaria do Meio Ambiente instituiu a Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Nativos do Estado de São Paulo - Pró-Primatas Paulistas. O objetivo é promover o conhecimento científico, conservação, recuperação das espécies em seu habitat natural por meio de ações diretas e de educação ambiental.

A destruição das florestas estão entre as principais causas do desaparecimento de várias espécies. Os bugios-pretos, por exemplo, costumam frequentar áreas próximas à sede da unidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, passando pela copa das árvores, onde se alimentam das folhas. A Floresta de Bebedouro representa, portanto, ponto importante de preservação dessa espécie. Inclusive, é comum observar fêmeas carregando filhotes nas costas, sinal que a área oferece condições necessárias para reprodução e sobrevivência do grupo.

No mundo, são conhecidas 497 espécies de primatas. Com a inclusão das subespécies reconhecidas, esse número sobe para 696. No Brasil, existem 123 espécies distribuídas em cinco famílias, que representam aproximadamente 25% dos indivíduos em nível mundial. No Estado de São Paulo, existem 10 espécies, seis delas estão sob ameaça de extinção.

O Plano de Ação para Conservação dos Primatas Paulistas prevê a realização, entre outros, dos seguintes projetos: plano de atendimento a emergências, conservação do mico-leão-preto em paisagens fragmentadas, pesquisa e conservação de muriqui-do-sul em Barreiro Rico, estratégia para conservação no extremo oeste paulista; e ampliação da Estação Ecológica de Caetetus.

Denuncie

Para denunciar atividades que coloquem em risco a fauna, ligue no 190 da Polícia Militar Ambiental ou por meio do Disque Ambiente no 0800 113560.



http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=241505&c=6
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caetetus
  • UC Bebedouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.