Justiça determina suspensão de empreendimento na APA de Maricá

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/ - 07/07/2015
Uma decisão da Justiça determinou a suspensão da emissão de licenças, loteamento, construção ou a instalação de empreendimento dentro e no entorno da Área de Preservação Ambiental (APA) de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em maio, o governo do estado tinha dado a primeira licença ambiental para construção do complexo turístico e residencial Fazenda São Bento da Lagoa, com capacidade para 20 mil moradores.

A decisão é da desembargadora Margaret Valle dos Santos, que atendeu a pedido das associações de Proteção das Lagunas de Maricá e de Cultura e Lazer dos Pescadores de Zacarias e de órgãos de pesquisa das universidades Federal do Rio de Janeiro e Federal Fluminense.

Há sete anos, as entidades contestam o empreendimento alegando impactos sobre 19 espécies endêmicas, animais ou plantas que, por suas características, não são encontrados outro ambiente natural. Há também animais em possível extinção e riscos ao modo de vida local.

O Ministério Público Estadual, que tinha emitido parecer contrário ao empreendimento, e era parte na ação, havia cobrado esclarecimentos do governo do estado sobre a emissão da licença prévia, a primeira de três que autorizariam as obras.

O grupo IDB, responsável pelo complexo, previa a construção de casas, shopping center, dois campos de golfe, centro hípico e um hotel na área de proteção ambiental. Em nota, a IDB informou que não foi notificado da decisão e disse que o projeto foi aprovada após análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima). "A IDB Brasil cumpriu de forma transparente todas as etapas, publicações, prazos, requerimentos e exigência da legislação", informou em nota.

De frente para o mar e próximo da lagoa, segundo os autores da ação, o complexo desalojaria famílias tradicionais, fecharia caminhos de pescaria no meio das dunas, que ligam o povoado pesqueiro ao mar e passaria por cima da sede da associação de pescadores, que incluiu um vestiário, campo de futebol e parquinho infantil, os únicos do bairro.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-07/justica-determina-suspensao-de-empreendimento-na-apa-de-marica
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maricá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.