Mestrandas pesquisam anuro na Área de Proteção Ambiental da Marituba

Agência Alagoas de Notícias - http://agenciaalagoas.al.gov.br - 30/06/2015
Local abriga o 'Pantanal Alagoano' e chama a atenção pela biodiversidade


Os locais preservados da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe têm chamado a atenção de pesquisadores de espécies da fauna e flora nativa e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) apóia as atividades na região. Conhecida por abrigar o chamado 'Pantanal Alagoano', ela está localizada entre os municípios de Feliz Deserto, Penedo e Piaçabuçu, e possui 18.600 hectares.

Recentemente, três mestrandas do curso de Biologia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), estiveram na região realizando pesquisa empírica. Em incursões noturnas, a equipe, coordenada por Juliana Sobraes Barreto, buscava amostras da incidência de uma espécie de rã para a pesquisa sobre a variação geográfica da Scinax pachyrus (Miranda-ribeiro/ anura: hylidae).

O anuro anfíbio é endêmico do Brasil e pode ser encontrado nos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Segundo a pesquisadora, o trabalho durou apenas um dia e a "espécie não foi encontrada, olhamos outras, mas depois vimos que não se tratava dela", comentou Juliana Sobraes.

O chefe da APA da Marituba, Elton Ramos, explicou que o IMA apóia as atividades com suporte de logística "ou outras demandas necessárias" e que "a presença de pesquisadores incentiva a preservação ambiental".

A APA da Marituba do Peixe foi criada em 1988, conforme o Decreto Estadual no 32.858 para preservar as características ambientais e naturais, visando garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora.

Segundo levantamento realizado pela diretoria de Unidades de Conservação do IMA, para o livro 'As Riquezas das Áreas Protegidas no Território Alagoano', "no período das cheias dos rios, a área inundada torna os habitats aquáticos predominantes; durante a vazante, a área alagável transforma-se em um verdadeiro mosaico, com habitats terrestres e aquáticos". Outra característica marcante é a presença dos chamados cordões arenosos, da restinga e da flora aquática.



http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/6/mestrandas-pesquisam-anuro-na-apa-da-marituba-1
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marituba do Peixe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.