"Alfabetizando na Floresta" auxiliará mil crianças no interior do Estado

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 02/07/2015
Projeto deve apoiar estratégias de alfabetização infantil em 14 municípios do Amazonas


Iniciou, nesta quarta-feira (2), a primeira capacitação do Projeto Alfabetizando na Floresta, iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que pretende incentivar a alfabetização de 1000 alunos de Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. O projeto é uma co-realização com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria técnica com o Instituto ProBem e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A abertura foi realizada no Auditório Lidia Parisotto, sede da FAS, Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro.

A iniciativa tem por objetivo auxiliar 14 municípios na organização e efetivação de estratégias de alfabetização infantil, e assim, colaborar para o alcance da meta estipulada pelo Compromisso Todos pela Educação (Ministério da Educação/Plano de Desenvolvimento da Escola) de que todas as crianças até oito anos de idade estejam alfabetizadas.

O projeto envolverá uma série de estratégias pedagógicas voltadas à coordenadores e professores de sete UCs do Amazonas: Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Rio Negro, Uatumã, Juma, Mamirauá, Madeira, Cujubim e Floresta Estadual (Florest) de Maués.

"A ideia é promover ciclos de capacitação voltados à gestão do processo de alfabetização no interior do Estado, trabalhando a formação dos professores, a atenção pedagógica e principalmente, o envolvimento da família no processo de aprendizagem, tornando todo o aprendizado mais efetivo", explica o coordenador do Programa de Educação e Saúde da FAS, Edvaldo Correa.

Devem participar da iniciativa 28 coordenadores pedagógicos e 150 professores dos municípios de Maués, Novo Aripuanã, Jutaí, Uarini, Maraã, Alvarães, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Manicoré e Borba. O primeiro encontro terá uma carga horária de 16h, com um programa de dois dias que enfatiza a educação integral como estratégia para o desenvolvimento da autonomia das crianças.

Programa de Educação e Saúde

O Programa de Saúde e Educação (PES) promove atividades voltadas à ampliação e qualificação da oferta de serviços de saúde e educação para as comunidades ribeirinhas, em parceria com a Samsung e o Banco Bradesco. O programa tem como estrutura de referência nas Unidades de Conservação (UCs), os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), que abrigam escolas de Ensino Fundamental II e Médio. E, a partir dos Núcleos, são desenvolvidas atividades de apoio às escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental nas RDSs, bem como ações de qualificação profissional básica para as comunidades. O programa também desenvolve ações voltadas a primeira Infância (0 a 6 anos), por meio do Projeto Primeira Infância Ribeirinha.



http://fas-amazonas.org/2015/07/alfabetizando-na-floresta-auxiliara-mil-criancas-no-interior-do-estado/
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Cujubim
  • UC Maués
  • UC Uatumã
  • UC Rio Madeira
  • UC Juma
  • UC Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.