Vazamento atinge a Baía de Sepetiba

O Globo, Rio, p. 18 - 20/06/2015
Vazamento atinge a Baía de Sepetiba
Óleo derramado de duto da Transpetro também chegou a manguezal protegido

Giselle Ouchana ; Marco Grillo

Um problema na válvula de um duto da Transpetro em Mangaratiba, no Sul Fluminense, provocou ontem um vazamento que durou cerca de oito horas e atingiu a Baía de Sepetiba e o manguezal da Área de Proteção Ambiental (APA) do município. Segundo uma estimativa da prefeitura da cidade, cerca de 30 mil litros de óleo vazaram. Já a Transpetro afirmou que o derramamento foi de 600 litros, dos quais 50 litros chegaram ao mar. De acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o óleo chegou perto das praias de Coroa Grande e Itacuruçá.
O vazamento ocorreu no duto Orbig, que transporta óleo pesado de Angra dos Reis para ser refinado na Reduc, em Caxias. A empresa, subsidiária da Petrobras, atribuiu o derramamento a uma tentativa de furto de óleo. A Transpetro informou que registrou queixa, mas não disse em qual delegacia. A área onde houve a falha é cercada por grades e arame, e trancada com cadeado. Ontem, não havia indícios de arrombamento no local.
Cerca de cem pessoas trabalhavam ontem para evitar que o óleo se espalhasse. Barreiras foram colocadas no Rio Itinguçu, à beira da Rodovia Rio-Santos, e funcionários da Transpetro usaram bombas para aspirar o óleo. A Prefeitura de Mangaratiba notificou a Transpetro com um auto de infração que prevê multa de R$ 50 milhões. A empresa tem 15 dias para apresentar a defesa.

O Globo, 20/06/2015, Rio, p. 18

http://oglobo.globo.com/rio/prefeituras-transpetro-divergem-sobre-quantidade-de-oleo-derramado-em-mangaratiba-16494306
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mangaratiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.