Obra revitalizará rio em Carijós

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/05/2015
Iniciativa contribuirá para a revitalização do rio Ratones


O Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) iniciou, na última semana, as sondagens para elaboração do projeto de engenharia para retirada das comportas dos rios Ratones e Papaquara, sob as pontes da rodovia SC-402, localizados na Estação Ecológica (Esec) de Carijós, em Florianópolis (SC).

A iniciativa contribuirá para a revitalização do rio Ratones, importante curso d'água da Unidade de Conservação (UC). Silvio Souza, chefe da Esec, destaca a relevância da ação: "O Deinfra e o Governo do Estado compreenderam que a retirada das comportas é uma obra fundamental para a recuperação e proteção ambiental na ilha de Santa Catarina".

O acordo para retirada das comportas foi firmado em fevereiro de 2015, entre Deinfra, Instituto Chico Mendes e a Defensoria Pública da União, em nome da Associação dos Pescadores do Rio Ratones. O compromisso garantirá a retirada no prazo de um ano.

Uma empresa contratada pelo Governo do Estado está responsável por elaborar os estudos de impacto e o projeto de engenharia necessários para determinar como será feita a retirada das comportas e a estabilização da ponte. "Estamos bastante contentes com o compromisso assumido e as ações em execução pelo Deinfra", afirmou o chefe da Estação Ecológica.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6831-obra-revitalizara-rio-ratones-na-estacao-ecologica-carijos.html
Recursos Hídricos:Conservação

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.