Mosaico Bocaina finaliza inscrições do conselho consultivo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/05/2015
Próxima fase será a análise das candidaturas

A gestão compartilhada do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas encerrou as inscrições aos candidatos que poderão compor o novo Conselho Consultivo, para o período 2015-2017. A gestão participativa do conselho consultivo do mosaico busca que a presença dos conselheiros não seja apenas representativa, mas acima de tudo, produtiva em debates promovido pelo poder público ou sociedade civil organizada.

O processo convocatório sugere que a renovação do conselho fortaleça a atuação da comunidade em seu território, ampliando as ações de conservação para além dos limites das Unidades de Conservação que compõem o Mosaico Bocaina.

O conselho consultivo deve ser composto por setores governamentais e não-governamentais, como gestores das áreas protegidas, gestores órgãos públicos, sociedade civil, incluindo das terras indígenas, quilombolas, caiçaras e agricultores familiares, das prefeituras municipais, entre outras representações.

As diretrizes estabelecidas pela Coordenação Colegiada do Mosaico Bocaina norteia a renovação em uma composição para 31 membros titulares e 31 suplentes.

O território do Mosaico Bocaina reúne unidades de conservação de âmbitos federal, estadual e municipal, bem como suas respectivas zonas de amortecimento. O foco é a manutenção da biodiversidade existente nessas áreas protegidas, sua integridade, bem como proteção dos recursos e serviços ambientais ali existentes.

O Mosaico é um importante fórum regional, tendo como principal objetivo estimular a gestão integrada entre as diversas áreas protegidas, contribuindo para a preservação e conservação dos recursos naturais e pesqueiros, bem como para o desenvolvimento sustentável de seu território. Ele tem a finalidade de ampliar as ações de conservação para além dos limites das UCs, compatibilizando a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.

Nas áreas do Mosaico Bocaina estão representados praticamente todos os ecossistemas associados à Mata Atlântica, de campos de altitude aos ambientes insulares e costeiros, formando paisagens de relevante apelo turístico que, somado a um rico patrimônio histórico e cultural, movimenta um fluxo de visitantes de mais de 500 mil pessoas/ano, especialmente nas cidades de Angra dos Reis e Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).

Muitas das Unidades de Conservação que compõem o Mosaico Bocaina apresentam algum tipo de ocupação humana em seu interior, boa parte composta por povos e comunidades tradicionais, como caiçaras, agricultores familiares, quilombolas e indígenas, que desempenham um importante papel na conservação dos recursos naturais e dos conhecimentos tradicionais a eles associados.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6825-mosaico-bocaina-de-areas-protegidas-finaliza-inscricoes-a-candidatos-do-conselho-consultivo.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.