Conselho da Serra do Pardo aprova plano de manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/05/2015
Na ocasião foi construído o plano de ação 2015


A terceira reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra do Pardo (PA) - Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - foi realizada entre os dias 15 e 16 de abril de 2015 em Altamira/PA. O principal objetivo da reunião foi a apresentação do plano de manejo para apreciação do conselho, com vistas à sua publicação e, a elaboração de um plano de ação para o ano de 2015.

A reunião foi apoiada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e contou, além da presença dos conselheiros, com a participação do Coordenador Regional da CR-03, Carlos Augusto Pinheiro, do Diretor de Áreas Protegidas do Ideflor-Bio, Wendell Andrade e de servidores e gestores do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Altamira e de Brasília.

No primeiro dia de trabalho, a gestora da unidade, Leidiane Brusnello, prestou contas ao conselho sobre as ações realizadas no ano de 2014 e apresentou com o apoio do técnico da Coordenação de Elaboração e Revisão do Plano de Manejo (COMAN), Felipe Mendonça, o plano de manejo da unidade elaborado ao longo do ano de 2014.

Após algumas considerações do Conselho sobre o zoneamento e a zona de amortecimento, o plano de manejo foi aprovado e deverá ser submetido para aprovação da Procuradoria Federal Especializada junto ao ICMBio (PFE/ICMBio) nos próximos dias.

"A apresentação do plano de manejo para o Conselho do Parque foi de fundamental importância para verificarmos se o trabalho consolidado pela equipe de planejamento atendeu às expectativas colocadas pelos conselheiros durante a oficina de planejamento participativo, realizada em julho de 2014.

Para a chefe da UC, o envolvimento da sociedade na elaboração e implementação dos instrumentos de gestão é de extrema relevância para o alcance dos objetivos de criação da unidade de conservação. "E no caso do Parque Nacional da Serra do Pardo buscamos construir um plano de manejo participativo e estratégico que nos permita avançar na implementação da UC ao longo dos próximos cinco anos", destacou Leidiane Brusnello.

No segundo dia de encontro o conselho avaliou a execução do plano de ação definido em 2014 e planejou novas ações para o ano de 2015, priorizando processos estratégicos de acordo com o indicado pelo plano de manejo, tais como: a consolidação territorial, proteção e pesquisa/monitoramento. Também foram desenvolvidas atividades para definição da logomarca da UC e discutiu-se a necessidade da renovação do conselho.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6791-conselho-da-serra-do-pardo-aprova-plano-de-manejo.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.