Codevasf e IMA trabalham para implantar mais três unidades de conservação no Baixo São Francisco alagoano

Primeira Edição - http://primeiraedicao.com.br - 15/04/2015
O vale do São Francisco alagoano deve ganhar mais três unidades de conservação a partir de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA). A unidade de conservação da Caatinga, no município de Piranhas, já havia sido anunciada pelos dois órgãos. Já a segunda unidade deve ser implantada na região do histórico município de Penedo. Uma outra área na região do semiárido também deve ser transformada em unidade de conservação. As três propostas estão em fase de estudo para identificação das áreas.

Esses projetos foram discutidos durante encontro entre o superintendente regional em exercício da Codevasf em Alagoas, Pedro William, e o presidente do IMA, Gustavo Lopes, na sede do órgão ambiental estadual em Maceió.

Codevasf e IMA aproveitaram a reunião para discutir outras ações executadas em parceria na área de políticas ambientais, a exemplo do termo de compromisso em vigor entre as duas instituições para fortalecimento da atuação do órgão ambiental estadual na região do Baixo São Francisco e o andamento de licenças ambientais fundamentais para projetos de desenvolvimento regional executados pela Codevasf em Alagoas. Duas dessas licenças, licença prévia e licença ambiental simplificada, que autorizam ações da Codevasf para implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades do Canal do Sertão alagoano, foram entregues pelo presidente do órgão ambiental ao superintendente em exercício da Codevasf.

As duas instituições pretendem ainda atuar em parceria para a realização do levantamento da fauna e da flora da futura da unidade de conservação da Caatinga em Piranhas. O objetivo final vai ser o lançamento de publicação com um mapeamento ambiental da vida nesse ecossistema que serve, ao mesmo tempo, como registro da história natural e instrumento de educação ambiental específico para o bioma caatinga.

Em outra atuação conjunta, as instituições estudam a possibilidade de implantação de uma base descentralizada do instituto do meio ambiente na sede do Memorial da APA da Marituba do Peixe, localizado na rodovia AL-101 Sul, entre os municípios de Piaçabuçu e Penedo. Com isso, pretende-se apoiar as ações de prevenção e fiscalização de crimes ambientais na região para Baixo São Francisco alagoano.

Para o superintendente regional em exercício da Codevasf, a atuação conjunta dos dois órgãos para execução de projetos na área de políticas ambientais deve resultar na preservação da biodiversidade dos municípios que compõem o vale do São Francisco alagoano. "A Codevasf e o IMA vêm cumprindo conjuntamente um dos papéis na missão dessas instituições que é a proteção da biodiversidade no estado de Alagoas. Essas ações representam um avanço na execução das políticas ambientais na proteção especialmente da caatinga e da várzea da Marituba, e são um compromisso da Codevasf para o desenvolvimento regional sustentável do Baixo São Francisco", afirmou Pedro William.

O presidente do IMA destacou os resultados da parceria entre os dois órgãos para as políticas públicas ambientais no estado de Alagoas. "A Codevasf é sempre uma grande parceira na execução de políticas ambientais em Alagoas. Desde o ano passado, IMA e Codevasf possuem um termo de compromisso que permite, entre outras ações, dar maior agilidade aos processos de licenciamento ambiental. Como empresa que também atua na área ambiental da bacia do rio São Francisco, com ações de revitalização, o trabalho da Codevasf tem grande ligação com o do instituto. Assim, essa parceria para a implantação das novas unidades de conservação vai permitir a proteção à fauna e à flora, mantendo a biodiversidade dessas regiões", apontou Gustavo Lopes.

Estiveram presentes na reunião o secretário-executivo da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Luiz Augusto Costa Fernandes, o gerente de Meio Ambiente da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Sérgio Henrique Alves, o gerente regional de Infraestrutura da Codevasf em Alagoas, Hugo Pedrosa, o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Companhia em Alagoas, Pedro Melo, o diretor de Unidade de Conservação do IMA, Ludgero de Barros Lima, e o coordenador de Acordos e Convênios do IMA, Afrânio Menezes.



http://primeiraedicao.com.br/noticia/2015/04/15/codevasf-e-ima-trabalham-para-implantar-mais-tres-unidades-de-conservacao-no-baixo-sao-francisco-alagoano
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marituba do Peixe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.