Governo anuncia ampliação do CRAS e mais reforma e segurança ao Parque das Nações

Diário Digital - http://www.diariodigital.com.br/ - 11/04/2015
O governador Reinaldo Azambuja anunciou, na manhã deste sábado (11), que irá trabalhar para restaurar e ampliar estruturas do complexo ambiental, parques e reserva, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Dentre as ações projetadas está a ampliação do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), para poder abrigar os animais de maneira mais adequada, e investimentos na segurança do Parque das Nações Indígenas e na região dos altos da Afonso Pena.

O chefe do executivo estadual, acompanhado dos secretários das áreas Ambiental e de Obras, visitou todo o complexo na região, que é composto do Cras e o Parque do Prosa; o viveiro dos peixes que irão para o Aquário do Pantanal, na PMA (Polícia Militar Ambiental); como também do Parque das Nações Indígenas, onde também conheceu a Central de Monitoramento no pelotão do Parque dos Poderes e a Casa do Homem Pantaneiro.

"No Parque das Nações Indígenas estamos refazendo toda a parte da iluminação, trocando as lâmpadas queimadas por led para diminuir os custos e garantir mais segurança para a população. Vamos também ampliar o monitoramento por câmeras e fortalecer o pelotão", afirmou o governador.

Serão troca das 270 lâmpadas queimadas do parque e colocadas câmeras de vídeo na Avenida Afonso Pena. O secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, explicou que as lâmpadas de led são mais econômicas e duráveis e vão melhorar a iluminação para quem caminha ou passeia no Parque das Nações Indígenas.

Cras

A série de visitas de Reinaldo Azambuja, teve início pelo Parque Estadual do Prosa e o Cras. Em recuperação no Centro de Reabilitação estão cerca de 650 bichos diversos como araras, antas, tucanos, veado campeiro, tamanduá bandeira, papagaios e uma onça parda. "A maior parte deles foi recuperada do tráfico de animais", explicou a coordenadora do Cras, a bióloga Nara Teodoro Pontes.

O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck contou que o Cras já passou por uma revitalização, que envolveu reforma e pintura. "Agora, vamos melhorar a visitação e ampliar os recintos para os animais", disse sobre o Cras, que fica dentro do Parque do Prosa, na entrada do Parque dos Poderes.

A unidade de conservação conhecida hoje como Parque do Prosa foi criada como Reserva Ecológica em 1981, sendo elevada à categoria de Parque Estadual em 2002.Com 135 hectares, todos situados dentro de perímetro urbano de Campo Grande, a unidade de conservação tem como objetivo preservar amostras de ecossistemas do cerrado (fauna e flora) e as nascentes do Córrego Prosa, formado pela confluência dos córregos Desbarrancado e Joaquim Português, todos na área do Parque dos Poderes. Além disso, é um importante instrumento de conscientização e educação ambiental com o trabalho que desenvolve com as visitações, todas controladas (grupos de, no máximo, 15 pessoas em horários agendados) e acompanhadas por guias.




http://www.diariodigital.com.br/geral/governo-anuncia-ampliacao-do-cras-e-mais-reforma-e-seguranca-ao/128808/
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Prosa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.