Um lugar atrativo para pesquisadores e aventureiros

Diário da Manhã - http://www.dm.com.br/ - 23/03/2015
O Parque Estadual de Terra Ronca, criado em julho de 1989, localiza- se nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, possui uma área de aproximadamente 57 mil hectares abrigam mais de 200 cavernas. Com o objetivo de proteger o patrimônio espeleológico, nascentes, rios interiores, a fauna e flora, com formações calcárias raras e preservadas. As principais são a gruta da Angélica, São Bernardo, São Mateus e a São Vicente onde os turistas podem ser acompanhados por guias locais.

O nome do parque Terra Ronca, deriva da expressão do rugido dos rios que atravessam as cavernas que despencam em suas entranhas. Pouco conhecido e quase inexplorado o parque vem despertando o interesse de espeleologos, biólogos, geólogos, turistas e particularmente dos aventureiros, que vão à procura de esportes radicais, que é o caso da gruta de São Vicente, para ter acesso somente através de rapel.

Para muitas pessoas, o parque é como outro lugar qualquer, não tem a consciência de que lá existem muitas espécies de animais ameaçadas de extinção, mesmo sabendo que ambiente precisa ser preservado tanto interno como externo. Ter consciência em relação ao lixo deixado durante o passeio pelos visitantes, e os estalagmites e estalactites que não podem ser tocados por serem frágeis formados por gota a gota de água que pingam por milhares de anos, que formam esculturas, como a imagem da Santa Angélica e assim como outras imagens. A natureza agradece se todos tiverem consciência, de um simples ato de preservar o que ela nos oferece de perfeição.



http://www.dm.com.br/opiniao/2015/03/um-lugar-atrativo-para-pesquisadores-e-aventureiros.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Terra Ronca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.