Áreas protegidas sustentam mananciais do DF

Jornal de Brasília - http://www.jornaldebrasilia.com.br/ - 18/03/2015
A recuperação de uma faixa de 30 metros de cerrado na orla do Lago Paranoá vai favorecer a qualidade do maior espelho d´água da região


Além de proteger espécies da fauna e da flora do cerrado, a presença de unidades de conservação (UC) nas áreas de mananciais e no entorno dos reservatórios do Distrito Federal ajuda a entender por que a crise hídrica - que levou 1.012 municípios do País à situação de emergência - não chegou a Brasília.

Para se informar e conscientizar sobre os desafios que cercam a questão hídrica, os brasilienses podem acompanhar, a partir de quinta-feira, as atividades da Semana da Água, promovida pelos governos federal e do Distrito Federal, entre 19 e 28 de março.

A recuperação da vegetação na faixa de 30 metros ao redor do Lago Paranoá - determinada pelo acordo entre a Procuradoria-Geral do DF e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, firmado em 12 de março - vai reforçar, a longo prazo, a quantidade e a qualidade da água.

Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), quase 100% do líquido que vai para as torneiras dos brasilienses vem de regiões protegidas por unidades de conservação ou por áreas de proteção de manancial (APM), o que contribui para a qualidade do abastecimento.

Abastecimento

O lago se encontra em uma unidade de conservação - a área de proteção ambiental (APA) do Lago Paranoá - e será utilizado para o abastecimento da população a partir de 2018 pelos planos da Caesb.

"A cobertura vegetal do solo está diretamente ligada à quantidade de água; se a vegetação é retirada, aquela água não vai infiltrar e vai se perder", explica a agrônoma Marcela Pires, da Coordenação de Unidades de Proteção Integral do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A recomposição da vegetação da orla fará parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, em elaboração no Ibram. "O espelho d'água é uma área pública, e as pessoas têm que ter acesso a ele, mas o lago precisa ser protegido, porque vai se tornar uma área de manancial", acrescenta Marcela.

Cuidados

Segundo a Caesb, 75% da água distribuída hoje no DF tem origem em unidades de conservação de uso sustentável, como as APAs, que permitem o acesso da população e podem englobar também áreas urbanas.

Responsável por 60% da água consumida no Distrito Federal, o reservatório do Descoberto, por exemplo, fica dentro da APA do Descoberto. Já o Lago Santa Maria, integrante do sistema de abastecimento Torto-Santa Maria - segundo maior do DF- está inserido no coração do Parque Nacional de Brasília.

Por isso, a bióloga da Coordenação de Unidades de Uso Sustentável e Biodiversidade do Ibram, Danielle Lopes observa que os brasilienses precisam ter cuidados para conviver com tantas áreas preservadas - são 22 UCs distritais e sete federais: "Algumas pessoas não seguem as normas de gabarito, que determinam, por exemplo, o percentual de área verde que deve ser mantida em cada lote e impermeabilizam toda a área, prejudicando a infiltração da água e a recarga dos mananciais".



http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/608302/areas-protegidas-sustentam-mananciais-do-df/
Florestas:Recuperação de Áreas Degradadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Bacia do Rio Descoberto
  • UC Lago Paranoá (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.