Construções são demolidas em área de preservação em Maricá, no RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 17/03/2015
Operação quer eliminar obras irregulares nos arredores da Lagoa de Maricá. Local é área de preservação permanente.


Duas construções irregulares foram demolidas nesta terça-feira (17) no entorno da Lagoa de Maricá, RJ, em uma operação conjunta da Secretaria de Estado do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Prefeitura de Maricá. Situadas em área de preservação permanente (APP), dentro da faixa marginal de proteção da lagoa, as edificações estavam inacabadas e os responsáveis haviam sido notificados em janeiro pela Superintendência Regional Baía de Guanabara, após denúncias feitas à ouvidoria do Inea.

Esta é a segunda ação do Inea na região desde o início do ano, segundo o superintendente regional Paulo Cunha. Ele destacou que as operações vão continuar, sempre obedecendo ao devido processo administrativo, que inclui notificação e direito de defesa dos responsáveis. "Vamos também conscientizar os moradores, através da colocação de faixas e distribuição de material de divulgação, como parte de uma atuação contínua do Inea para prevenir a ocupação na área de preservação permanente da lagoa", afirmou o superintendente.

O objetivo é coibir novas construções nas áreas não edificantes estabelecidas pelo Decreto estadual 7230/84, que criou a Área de Proteção Ambiental (APA) do sistema lagunar de Maricá. A operação serviu de alerta para quem pretendia seguir o exemplo dos que tiveram as construções demolidas. As duas construções demolidas estavam em estágios iniciais de construção - numa delas o proprietário retirou vários materiais antes da operação.

A operação contou com o apoio da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) da Secretaria de Estado do Ambiente e das 6ª e 7ª Unidades de Policiamento Ambiental (Upam) do Comando de Policiamento Ambiental (Cpam) da Polícia Militar.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/03/construcoes-sao-demolidas-em-area-de-preservacao-em-marica-no-rj.html
Cidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maricá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.