Grupo promove limpeza da Beira Mar e alerta para conscientização

O Povo - http://www.opovo.com.br - 09/02/2015
"Educação ambiental será uma das prioridades da nossa gestão". Com a afirmativa, o recentemente empossado presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Artur Bruno (PT), assume responsabilidade sobre a questão que tem alertado a população para os efeitos causados pela falta de preservação do ecossistema.

Na manhã de ontem, o presidente do Conpam e cerca de 50 voluntários do conselho e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) reuniram-se em barraca na avenida Beira Mar para apoiar o movimento "Fortaleza Sou Eu", que organizou um mutirão de limpeza da orla da praia. No momento da concentração, frequentadores da Beira Mar puderam se voluntariar para ajudar na causa.

"Estamos com um trabalho de conscientização sobre a necessidade de limpeza das nossas praias", explicou Artur Bruno. A ideia, de acordo com o gestor, é expandir o projeto para alcançar instituições de ensino, sindicatos, associações de moradores e prefeituras que incentivem a educação ambiental. Objetivo é alertar para os impactos do lixo nas ruas e mostrar que a responsabilidade da coleta dos resíduos não cabe somente à administração pública, mas, também, à própria população.

"Creio que as duas coisas têm que existir. O trabalho pessoal, de conscientização, e outro com as prefeituras, que têm a responsabilidade de colocar lixeiras nas praias, próximo às pessoas que as frequentam", ponderou o presidente do Conpam.

A atitude é aprovada pelo engenheiro florestal aposentado Davi Guimarães, que observava com atenção o trabalho dos voluntários na praia. "Acho que Fortaleza não é a cidade mais suja em (termos de) praia, mas deveria ser muito mais bem preservada", estimou o engenheiro florestal. No entanto, ele se mostrou desanimado sobre a conscientização: "Infelizmente, eles (os voluntários) estão saindo agora para limpar, mas, à tarde, as pessoas voltam a acumular o lixo", lamentou.

De acordo com a publicitária e integrante do "Fortaleza Sou Eu", Bruna Aguiar, 24, o mutirão foi uma atitude de amor por Fortaleza. "A gente ama a nossa cidade, por isso nós resolvemos criar o movimento. por meio de pequenos gestos, acreditamos que podemos mudar a cidade", celebrou a publicitária.

Parque marinho

Durante a concentração do mutirão, o presidente do Conpam, Artur Bruno, aproveitou para pedir maior interação entre as pessoas e os parques ambientais do Estado. Como uma das formas de relação, ele destacou o uso do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio - ambiente com área de 33,20 quilômetros quadrados e que fica, aproximadamente, a 18,5km do Porto do Mucuripe.

"Às vezes você é vizinho de um parque marinho e não sabe que ele é para pesca artesanal e mergulho", explicou a geógrafa física e atual gestora do parque, Isabela Mattos.



http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/02/09/noticiasjornalcotidiano,3390290/grupo-promove-limpeza-da-beira-mar-e-alerta-para-conscientizacao.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho da Pedra da Risca do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.