Áreas de preservação ambiental são usados como lixões em São Luís

G1 - http://g1.globo.com/ - 06/02/2015
Em São Luís, lei municipal que disciplina o descarte de resíduos da construção civil não impede que terrenos abertos se transformem em depósito de lixo. Além dos restos de material de construção, lixo doméstico é despejado com frequência em vários bairros da cidade.

A lei criada em 2006 tinha o objetivo de evitar que esse tipo de lixo fosse jogado em qualquer lugar e chegou a estabelecer um plano de gerenciamento dos resíduos, com pontos de coleta de grandes e pequenos volumes de lixo. No entanto, depois de nove anos o que se vê é exatamente o contrário.

Entre os bairros do Altos do Calhau e Planalto Vinhais, uma área de proteção permanente está tomada pela sujeira. "É uma área com bastante árvores e os próprios moradores contribuem essa depredação, pois jogam lixo e entulhos", revelou a professora Arenice Freitas, que mora na região.

Até a estação ecológica do rangedor, no Altos do Calhau, tem sido alvo desse tipo de crime ambiental. Restos de material construção estão espalhados na mata. A cerca ao redor da reserva foi arrebentada em vários trechos para facilitar o despejo de lixo.

Uma cena que se repete em várias áreas de proteção ambiental na cidade e que tem provocado a indignação dos moradores. "As pessoas tem que ter uma educação básica para saber que estão agredindo o próprio ambiente em que vivem", disse a professora Walesca Barros.

O técnico em radiologia, Júlio Soares, disse estar apreensivo com a situação nestas áreas de preservação. "Daqui a pouco não conseguimos nem passar por aqui como isso aqui se encontra. É coisa de calamidade pública", disse.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São Luís disse que vai enviar um fiscal para averiguar a situação no bairro Altos do Calhau. Disse também que vai providenciar, mais uma vez, a limpeza dos terrenos baldios na área.



http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/02/areas-de-preservacao-ambiental-sao-usados-como-lixoes-em-sao-luis.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sítio Rangedor
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.