Documentário retrata comunidades extrativistas

ARPA - http://programaarpa.gov.br - 14/01/2015
Foi lançado na última semana no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, o filme "Cidadãos Extrativistas - da luta pelo território ao empoderamento comunitário", do analista ambiental Sérgio Lelis. O documentário foi produzido pela Coordenação de Educação Ambiental (Coedu/Disat/ICMBio) e lançado durante a apresentação do diagnóstico socioeconômico das famílias.

Cidadãos Extrativistas é um filme que perpassa por elementos da trajetória de empoderamento comunitário das comunidades extrativistas presentes em Unidades de Conservação (UCs) federais de uso sustentável. A luta pelo território, a regularização fundiária, o manejo sustentável dos recursos naturais, a tecnologia social e a moeda social são temas que compõem o roteiro.

Participam do filme a Floresta Nacional do Tapajós (PA) e as Reservas Extrativistas de Canavieiras, de Cassurubá, do Corumbau (BA), do Ciriaco (MA), de São João da Ponta (PA), do Extremo Norte do Tocantins (TO) e do Rio Cajari (AP).

Segundo Sérgio Lelis, Cidadaõs Extrativistas é um filme educacional e também é um manual de empoderamento comunitário em UCs de uso sustentável. "O roteiro segue uma linha do tempo que se inicia na luta dos extrativistas pelo território e perpassa por casos de sucesso no desenvolvimento de tecnologia social, na organização da cadeia produtiva extrativista, no manejo dos recursos naturais e na implantação de moeda social", explicou Sérgio. Nessa composição, há também elementos da gestão dessas Unidades, como o cadastramento de famílias, a reunião de definição do perfil do beneficiário da UC e a assinatura do Contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CCDRU).

A produção já está disponibilizada no canal Educachico, no YouTube, e pode ser acessada em http://youtu.be/nS2SIEKfzxA.



http://programaarpa.gov.br/noticias/documentario-retrata-comunidades-extrativistas/
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Unidades de Conservação relacionadas