Parque da Canastra e outras cinco unidades de conservação são consumidos por incêndios

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 11/09/2014
Minas Gerais continua sofrendo com as queimadas decorrentes do tempo seco. O Parque Nacional da Serra da Canastra voltou a ser castigado por grandes incêndios. Brigadistas e militares conseguiram conter um foco, na manhã desta quinta-feira, que destruía a vegetação havia quatro dias. Porém, quando o trabalho de extinção das chamas foi concluído, os funcionários receberam a informação sobre nova ocorrência em outra parte da Unidade Estadual de Conservação. Pelo menos outros cinco parques estão sendo atingidos por queimadas.

As chamas tiveram início na última segunda-feira, próximo à portaria na Região de São João Batista da Glória, na Região Sul de Minas. Pelo menos 40 brigadistas e três aeronaves -sendo um helicóptero e dois aviões Air Tractor - participaram do combate. "Foi na região do minério que começou e chegou à área conhecida como Vale dos Cândidos. Não temos ainda a estimativa da destruição, mas foi bastante grande", afirma o diretor do parque, Luiz Arthur Castanheira.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas a suspeita é de que tenha sido criminoso. "A maioria das ocorrências são incêndios criminosos. Temos pessoas que entram na área do parque e colocam fogo com objetivo de causar dano. Depois, invadem o local para colocar os gados", comenta o diretor.

Quando o trabalho foi finalizado no incêndio na área do minério, os brigadistas foram deslocados para outra região. "Estamos com um grande foco na Região de São João Batista do Glória. Estamos com um efetivo no combate e esperamos conseguir controlar o fogo ainda nesta tarde", disse Castanheira.

O fogo destrói mais áreas de conservação nesta quinta-feira. De acordo Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Samad), as chamas consomem o Monumento Estadual Serra da Moeda, em Itabirito, na Região Central de Minas, a Área de Proteção Ambiental (APA) Pandeiros e a APA Cochá Bibão, em Bonito de Minas, na Região Norte, o Parque Biribiri, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e a APA Várzea das Flores, em Contagem, na Grande BH.



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/09/11/interna_gerais,568103/parque-da-canastra-e-outras-cinco-unidades-de-conservacao-sao-consumidos-por-incendios.shtml
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  • UC Biribiri
  • UC Rio Pandeiros
  • UC Vargem das Flores
  • UC Cochá e Gibão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.