Exposição revela biodiversidade, ameaças e desafios em parques nacionais da Amazônia

Porto Gente - https://portogente.com.br/ - 04/09/2014
Em comemoração ao Dia da Amazônia, 5 de setembro, o WWF-Brasil, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza a exposição "Parques Nacionais da Amazônia: legado dos brasileiros". A inacuguração seráno próximo dia 6 e o evento segue até 5 de outubro no Espaço Israel Pinheiro, em Brasília.

Por meio de textos e imagens, serão reveladas a beleza e o valor da biodiversidade das unidades de conservação amazônicas e também algumas de suas principais ameaças e desafios à conservação de espécies e da natureza.

Para a exposição foram escolhidas fotografias dos parques nacionais Serra do Pardo (PA), Montanhas do Tumucumaque (AP), e Juruena (AM/MT). "Essas UCs são apenas uma amostra da importância dessas áreas para a população brasileira e para a conservação da biodiversidade, alertando para as diversas ameaças que os Parques têm sofrido por toda a Amazônia, como a construção de hidrelétricas e a aprovação de projetos de lei que têm reduzido ou descriado diversas UCs na região", explica Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil.

Dentre os biomas brasileiros, a Amazônia é o que possui a maior extensão de áreas protegidas. No total, são 314 unidades de conservação (UCs), entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de 1 milhão de km² ou 26% do território da Amazônia brasileira.

Para a chefe do Parque Nacional Serra do Pardo, Leidiane Diniz Brusnello, a exposição é uma forma de mostrar ao público o imenso potencial dos parques amazônicos para que se desperte o interesse de visitantes, pesquisadores, empreendedores do trade turístico e apoiadores em geral. "As unidades da Amazônia em geral são pouco divulgadas, o que se deve em parte ao seu isolamento e ao número reduzido de visitantes que recebem. Entretanto, várias destas unidades, em especial os Parque Nacionais, apresentam características únicas de grande interesse para o turismo, a educação ambiental e a pesquisa", explica.

Na exposição, um totem interativo, com textos, fotos e vídeos de diversas UCs de todo o Brasil, também estará à disposição dos visitantes, além de jogos educativos sobre alguns dos Parques. "Queremos mostrar que as unidades de conservação do Brasil são um importante legado para as futuras gerações e que estão ameaçadas por modelos de desenvolvimento que ainda não consideram aspectos de sustentabilidade. A exposição é uma forma de aproximar o público da biodiversidade brasileira e assim disseminar informações relevantes à conservação de áreas protegidas na Amazônia", afirma Lentini.


A exposição Parques Nacionais: legado dos brasileiros
pode ser vista das 9h às 18h, inclusive nos finais de semana
com entrada gratuita, no Espaço Israel Pinheiro, próximo a Praça dos Três Poderes (Eixo Monumental), Brasília.



https://portogente.com.br/noticias/meio-ambiente/exposicao-revela-biodiversidade-ameacas-e-desafios-em-parques-nacionais-da-amanzonia-83434
Produção Cultural:Exposições e Debates

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Montanhas do Tumucumaque
  • UC Juruena
  • UC Serra do Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.