Unidade do Inea em Petrópolis, RJ, fará capacitação contra queimadas

G1 - http://g1.globo.com/ - 16/04/2014
A Reserva Biológica de Araras, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está com inscrições abertas para o 8o Curso de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais. As aulas são gratuitas e acontecerão na sede da instituição, na Estrada Bernardo Coutinho, no 10.351, em Araras, no 3o distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Os interessados deverão comparecer ao local até o dia 30 de abril. São 20 vagas reservadas para a sociedade civil, do total de 45.

O curso acontecerá de 5 a 9 de maio e tem o objetivo de capacitar voluntários, bem como profissionais que já atuam em órgãos públicos que podem fazer trabalhos de apoio. Segundo o chefe da Reserva Biológica (Rebio) Araras, Ricardo Ganem, a prevenção e o combate às queimadas é importante, especialmente porque a região é rica em vegetação nativa. Em 2013, os guardas da Rebio atuaram no combate de três grandes focos de incêndio, o que significa que se tratavam de áreas de preservação. "O mais grave foi no Vale das Videiras. O fogo atingiu uma área de 14 hectares".

Os participantes recebem material didático e três refeições, entre café, almoço e lanche. Os alunos ainda ganham equipamentos de proteção individual e os que concluírem recebem o certificado do Inea. "Só no ano passado formamos mais de 200 combatentes, ou seja, 200 servidores para atuar na prevenção, detecção e, em certos casos, no próprio combate, como é o caso das Guardas Municipais de diversas cidades", ressaltou Ricardo.

Somente no ano passado, foram registrados cerca de 600 incêndios em Petrópolis. Ao todo, o fogo afetou mais de 100 hectares de vegetação nativa. As inscrições são presenciais e já estão abertas na sede da Rebio Araras das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2225-1975. Os interessados devem ter entre 18 e 55 anos, e o ensino fundamental completo.



http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/04/unidade-do-inea-em-petropolis-rj-fara-capacitacao-contra-queimadas.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araras (REBIO)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.