Incêndio consome parte de Estação Ecológica no Norte Fluminense

http://g1.globo.com - 20/11/2013
Um incêndio de grandes proporções consome parte da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, distrito de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. De acordo com especialistas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), desde as 6h o Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes, Norte do Estado, estão tentando controlar o incêndio.

Os bombeiros solicitaram o auxílio do helicóptero da corporação para sobrevoar a área e mapear os locais de maior foco. A suspeita é de que o fogo tenha partido de uma fazenda que, segundo o INEA, fica nas proximidades da Estação. Se confirmado, o proprietário pode ser multado pelo órgão.

Segundo o INEA, a área possui cerca de 3.260 hectares e, após longos períodos de desmatamentos, houve uma alteração na mata que, atualmente, distribui-se por uma longa faixa com 1.200 hectares de vegetação com cerca de 5 km de comprimento por aproximadamente 2 km de largura, bem próxima à orla marinha da praia de Guaxindiba. Boa parte da floresta localiza-se em Área de Preservação Permanente (APP) por ser cercada naturalmente por recursos hídricos.

Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre a área atingida pelo fogo mas, de acordo com o INEA, parte da vegetação foi consumida.



http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2013/11/incendio-consome-parte-de-estacao-ecologica-no-norte-fluminense.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaxindiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.