Iema realiza consulta pública para ampliação do Parque Estadual de Forno Grande

Século Diário - http://www.seculodiario.com.br/ - 01/09/2013
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizará uma consulta pública para discutir a proposta de ampliação do Parque Estadual de Forno Grande. A reunião acontecerá no dia 11 de setembro, no Teatro Municipal de Castelo.

Com a ampliação do Parque, não só ele, mas também o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, poderão ser reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Essa é uma demanda de um grupo local de Castelo, no sul do estado, onde fica localizado o parque, que foi apresentada em junho deste ano às secretarias de Estado do Turismo e do Meio Ambiente.

Com o reconhecimento da Unesco, os parques serão transformados em geoparques, definidos pela própria organização como "territórios de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local". Atualmente, só dois parques desta categoria existem no Brasil.

Segundo a Prefeitura de Castelo, a previsão é de que até outubro desse ano o processo já esteja nas mãos da Unesco. Antes disso, deverá passar pelo governo federal, onde sua candidatura será defendida pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

O Parque Estadual de Forno Grande foi criado em 1960 como Reserva Florestal, recebendo a denominação atual em 1998. O Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) tem, em seu território, o quarto maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande.

Segundo o naturalista Augusto Ruschi, uma mata de cerca de 300 metros, que se concentra no topo do Pico, é a maior floresta de altitude do mundo. Antes gerenciado pelo IDAF, desde 2007 o Parque está sob administração do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

O Parque de Forno Grande também abriga espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. Também possui uma estrutura para visitantes e alojamento restrito para pesquisadores.



http://www.seculodiario.com.br/12663/10/iema-realiza-consulta-publica-para-ampliacao-do-parque-estadual-de-forno-grande-1
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pedra Azul
  • UC Forno Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.