Floresta Nacional de Carajás forma brigadistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/08/2013
Termina hoje (9) o Curso de Brigadistas ministrado pela Floresta Nacional (Flona) de Carajás, para a Brigada de Combate e Prevenção a Incêndios Florestais contratada pela Vale que atuará na Flona. A capacitação, iniciada na última segunda-feira, é realizada em parceria com a empresa mineradora e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ministrado pelos instrutores do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, José Antônio Barros Seixas (Ibama/AL) e Diego Guimarães de Sousa (Ibama/PA), o curso tem como sua última etapa o treinamento prático na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado (PA).

A seleção dos brigadistas foi feita utilizando trabalhadores da Vale e terceirizadas que atuam em diferentes projetos na Flona. "Com isso teremos pessoal treinado em locais estratégicos. Não existe processo de seleção neste caso. Ainda incluímos pessoal para dar apoio num eventual combate, como guardas-florestais e bombeiros civis, e na gestão ambiental da empresa", afirma Frederico Drumond Martins, chefe da Floresta Nacional de Carajás.

Segundo ele, até o ano passado o contrato era por seis meses, mas há possibilidade de contratação permanente a partir deste ano. Sobre a parceria com a Vale, Frederico ressalta que "é importante para termos melhor resposta a um eventual incêndio. Incêndios menores gastam menos e preservam mais. Desde 2007 não tínhamos um grande incêndio na UC, e em 2012 a queima de mil hectares de floresta ombrófila foi um alerta, e por isto o curso".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4204-floresta-nacional-de-carajas-forma-brigadistas.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Igarapé Gelado
  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.