APA Itupararanga apresenta seu Plano de Manejo à população

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 07/06/2013
A Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga está realizando apresentações regionais sobre seu Plano de Manejo. As apresentações estão sendo realizadas nas Câmaras Municipais de cada cidade, inclusive Sorocaba, que faz parte do Conselho Gestor da APA e é o principal usuário dos recursos hídricos provenientes da represa de Itupararanga.

As apresentações são realizadas pela gestora da Unidade de Conservação, a bióloga Sandra Eliza Beu, que é também presidente do Conselho Gestor da APA Itupararanga. As próximas reuniões serão realizadas nos municípios de Votorantim, Cotia, Alumínio, São Roque, Vargem Grande Paulista e Sorocaba e deverão ocorrer nos meses de junho, julho e agosto.

No dia 10 de junho, às 14h, em Votorantim, o encontro acontece na Câmara dos Vereadores, situada na Rua Boulevard Antonio Festa, 88, Centro. No dia 17, às 14h, é a vez de Cotia, na Câmara dos Vereadores, situada à Rua Batista Cepelos, 91, Centro. A agenda das apresentações, com a divulgação das datas e locais das próximas apresentações pode ser conferida no blog da APA Itupararanga: http://www.apaitupararanga2.blogspot.com.br/ .

Estas apresentações, direcionadas à sociedade civil organizada, câmaras de vereadores municipais, membros do conselho gestor da APA, técnicos dos municípios e demais interessados, têm como objetivo, divulgar a importância e aplicação do Plano de Manejo, bem como promover uma análise da integração entre o plano da APA e os planos diretores municipais que, na maioria, encontram-se em processo de revisão na região da APA Itupararanga.

Histórico

O Plano de Manejo da APA Itupararanga foi aprovado em julho de 2010, por meio da Deliberação CONSEMA 16/2010 e desde então, vem sendo utilizado como principal instrumento de apoio e suporte ao planejamento ambiental na área de abrangência da APA.

Em dezembro de 2011, foi realizado um evento com objetivo de promover uma articulação entre as diretrizes do Plano de Manejo da APA com os Planos Diretores municipais. Os resultados deste evento estão subsidiando as apresentações regionais que estão acontecendo desde o início de maio de 2013 na região.

A primeira apresentação ocorreu no município de Piedade, no dia 6 de maio e contou com a presença de técnicos da Prefeitura Municipal e vereadores do município. No dia13, aapresentação foi realizada em Mairinque e no dia 3 de junho, em Ibiúna.

Sobre a APA Itupararanga

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga abrange a área geográfica da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, denominada Alto Sorocaba, compreendida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim. O excelente manancial e a porção de áreas verdes, que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre, foram fundamentais para a decisão de criar esta unidade de conservação.



http://fflorestal.sp.gov.br/2013/06/07/apa-itupararanga-apresenta-seu-plano-de-manejo-a-populacao/
UC:APA

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.