Bombeiros fazem planejamento de prevenção contra queimadas em MG

G1 - http://g1.globo.com/ - 17/06/2013
O período de tempo seco deixa o Corpo de Bombeiros em alerta. O batalhão de São João Del Rei fez, na Região Central de Minas Gerais, um planejamento de prevenção para evitar as queimadas ilegais e descontroladas na Serra de São José.

As queimadas vão de junho a novembro, sendo os meses de julho e agosto os mais críticos. Os bombeiros apostam na prevenção. Os militares percorrem a cidade, orientam a população e observam as áreas que apresentam risco.

Uma das regiões que mais preocupam neste período é a Serra de São José, uma área de proteção ambiental. No ano passado, um grande incêndio consumiu 480 hectares de mata, uma área equivalente a mais de 600 campos de futebol e a um terço de toda a reserva.

O acesso ao local é difícil. O combate aos focos é feito com abafadores e bombas portáteis de água. Quando o fogo se espalha, aeronaves precisam ser utilizadas. A Serra de São de José abrange seis municípios, entre eles, Santa Cruz de Minas e São João Del Rei. De acordo com o comandante, a maioria das queimadas poderia ser evitada.

Veja no G1 a lista completa com as informações sobre os escritórios do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG).

O IEF-MG tem uma central telefônica para que a população informe sobre incêndios que coloquem em risco unidades de conservação ambiental e áreas de preservação permanente. O número é 0800 28 32 323.



http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/06/bombeiros-fazem-planejamento-de-prevencao-contra-queimadas-em-mg.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra de São José
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.