Monumento Natural Vale dos Dinossauros é reaberto ao público nesta sexta na Paraíba

NE10 - http://ne10.uol.com.br/ - 24/05/2013
O Governo da Paraíba entregou à população, nesta sexta-feira (24), o novo Monumento Natural Vale dos Dinossauros, localizado em Sousa, no Sertão da Paraíba. O projeto, que contou com patrocínio da Petrobras, custou R$ 1,2 milhão e recebeu melhorias na infraestrutura e ações socioeconômicas voltadas para geração de renda na região e para a sustentabilidade da Unidade de Conservação (UC) Ambiental.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom-PB), as obras de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros incluíram a reforma do museu, a climatização do local, reestruturação do espaço de exposições, auditório, escritórios e banheiros, urbanização da área externa, com delimitação das vagas de estacionamento para carros, motos, ônibus e vans, além do calçamento das trilhas e reforma das passarelas e mirantes, com atenção às normas de acessibilidade. Todos os espaços do Vale também receberam placas indicativas para guiar o visitante durante o passeio.

Os pesquisadores que visitam a área também contarão com melhor estrutura no espaço de apoio. A Casa do Pesquisador, como é chamada uma antiga residência do local utilizada como sala de estudos, também recebeu melhorias. Para a superintendente da Sudema, Laura Farias, a reabertura do Vale sinaliza o primeiro passo no processo de revitalização do espaço enquanto Unidade de Conservação. "Além das obras que foram realizadas para trazer mais conforto aos visitantes, renovamos a exposição que conta a história do Monumento", resumiu.

Ainda segundo Laura, agora o projeto entra na fase de trabalho junto aos moradores da região, oferecendo cursos de capacitação para que eles possam melhorar a renda familiar e se transformem em parceiros do local. A ideia é que os cursos oferecidos dêem aos moradores oportunidade de atender a demanda trazida com o incremento no turismo gerado pelo Vale.

HISTÓRIA - O Monumento Natural Vale dos Dinossauros surgiu da desapropriação do Sítio Paleontológico Passagem de Pedras, realizada no ano de 1992, e foi transformada em Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) pelo Governo do Estado em 2002. Por se tratar de uma UCPI, o local tem o acesso de visitantes controlado, além de ser proibida a exploração da mata nativa e instalação de moradias.

Com uma área de 40 hectares, o local é categorizado como Monumento Natural pela singularidade do patrimônio paleontológico que conserva. Na área da UCPI são encontrados vestígios (pegadas) de, pelo menos, quatro espécies de dinossauros que habitaram a região da bacia sedimentar de Sousa no período do Cretáceo Inferior, há cerca de 165 milhões de anos. A área do Vale é ainda maior, engloba quatro municípios da região, onde são catalogados mais de 20 sítios paleontológicos com a presença de icnofósseis, como as famosas pegadas, e árvores fossilizadas.



http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nordeste/noticia/2013/05/24/monumento-natural-vale-dos-dinossauros-e-reaberto-ao-publico-nesta-sexta-na-paraiba-421196.php
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Vale dos Dinossauros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.