Rebio do Abufari reativa conselho gestor

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/05/2013
A equipe da Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Tapauã (AM), realizou reuniões com as comunidades ribeirinhas, indígenas e órgãos parceiros para tratar da reativação do conselho gestor. O conselho foi instituído em dezembro de 2011.

Os encontros, realizados ao longo do mês passado, foram organizados por servidores do Parque Nacional Nascentes do Lago Jari com apoio da Rebio do Abufari. Também participaram representantes da Coordenação Regional (CR-2) do ICMBio e do Instituto Pacto Amazônico e da Comissão da Pastoral da Terra, em Tapauá.

Os trabalhos contaram com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), por meio da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Disat/ICMBio).

Para implementar o conselho gestor foi identificada a necessidade de revalidação ou nova escolha de seus conselheiros. Desta forma, foram realizadas nove reuniões em setores comunitários e duas reuniões na cidade de Tapauã com as comunidades indígenas e com as instituições locais. Na ocasião, foram apresentadas e discutidas ferramentas de gestão como, por exemplo, plano de manejo e termo de compromisso. Nos setores comunitários e no setor indígena também foram escolhidos os conselheiros titulares e suplentes.

A Rebio do Abufari destaca-se pelo extraordinário tabuleiro de desova de tartarugas e complexos de lagos e várzeas, criadouros de várias espécies de peixes, e também por possuir 26 comunidades residentes e no entorno.

A próxima atividade programada será a I Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Rebio do Abufari, prevista para acontecer no mês de junho, onde os conselheiros serão empossados e haverá elaboração do Regimento Interno. A posse do conselho representa uma nova etapa na gestão da Reserva Biológica que, ao contar com a participação social, poderá diminuir os conflitos existentes.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/3958-rebio-do-abufari-reativa-conselho-gestor.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Abufari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.