Reunião discute formação de condutores do Parque Monte Alegre

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 18/04/2013
Uma reunião com técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e moradores da comunidade do Ererê, município de Monte Alegre, discutiu, nesta quarta-feira, 17, o processo de formação da Associação dos condutores de atrativos naturais do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema). Esta reunião, que antecedeu a Assembléia Geral de Formação, foi importante para discutir os ajustes e as discussões sobre o Estatuto de Constituição da Associação.

A capacitação de moradores para atuarem como condutores de visitantes teve início em 2012, com a realização do curso de Condutores de Atrativos Naturais. O curso foi coordenado pela turismóloga da Sema, Socorro Almeida, e teve duração de 60 horas. O Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) atuaram como parceiros e ensinaram noções de sobrevivência na selva e primeiros socorros.

A Sema promove atividades regulares de capacitação de monitores ambientais, com destaque para o curso de associativismo e cooperativismo, curso de condutores de atrativos naturais e lazer ambiental. Também existe um incentivo à realização do projeto de musealização e apoio à formação da Associação dos Condutores do Parque.

O Parque Estadual Monte Alegre, criado em novembro de 2001, possui 5.800 hectares, nos quais se localizam serras, cavernas com pinturas rupestres, enclaves de cerrado e sítios arqueológicos.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=121848
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Monte Alegre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.