Escolas de Florianópolis recebem material informativo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/03/2013
Parceria firmada entre a Estação Ecológica de Carijós e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SC), visa o estabelecimento de uma agenda de atividades de educação ambiental, com a distribuição de kits, com material informativo sobre os trabalhos desenvolvidos na região pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e parceiros. No final de fevereiro foram entregues à Secretaria de Educação, 37 kits que serão distribuídos nas escolas municipais de ensino fundamental.

Segundo o chefe da Estação Ecológica de Carijós, Sílvio Souza, "o material entregue fará parte do acervo de cada escola para ser utilizado em atividades educacionais. O kit contempla 30 revistas da Conservação da Biodiversidade na Zona Costeira e Marinha de Santa Catarina, filme, folder e pôster do ICMBio e parceiros, folder da Reserva Biológica Arvoredo e do Plano Nacional de Albatrozes e Petréis, calendário do Instituto, entre outros. Estamos elaborando, junto com a Secretaria de Educação, uma agenda de visitas monitoradas dessas escolas na Estação Ecológica para as atividades de palestra e trilha na restinga e manguezal", afirmou.

No último ano, a Estação Ecológica de Carijós recebeu mais de 500 alunos de diversas escolas e universidades que fizeram visita monitorada. A expectativa é receber uma turma de manhã e outra a tarde, todas as sexta- feiras, no período de abril a junho e de agosto a outubro.

Nas visitas monitoradas é apresentado o trabalho de todas as unidades descentralizadas sediadas na Estação Ecológica e que compõem o Núcleo de Gestão Integrada de Unidades Marinho-Costeiras de Santa Catarina: Reserva Biológica Arvoredo, Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Coordenação Regional 9, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres. Em paralelo, a equipe da unidade de conservação está elaborando um programa de educação ambiental mais abrangente, em parceria com a equipe da Reserva Biológica Arvoredo, Universidade Federal de Santa Catarina e ONGs.

ESEC Carijós

A Estação Ecológica (ESEC) Carijós é uma unidade de conservação federal criada pelo Decreto n" 94.656 de 1987 para proteger os manguezais do rio Ratones e do Saco Grande, situados no norte da Ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis. Com cerca de 712 hectares, protege os ecossistemas de manguezal, restinga, rios e banhados. Estudos apontam que a Estação abriga 528 espécies de animais, incluindo espécies ameaçadas como o jacaré do papo amarelo e a lontra. A área é especialmente importante para a reprodução e crescimento de animais marinhos, muitos de valor comercial como os camarões, caranguejos, tainhas e robalos. Atualmente restam apenas 38% da área original do manguezal do rio Ratones e 68% do Manguezal do Saco Grande.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3735-escolas-de-florianopolis-recebem-material-informativo-do-icmbio.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anhatomirim
  • UC Carijós
  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.