ICMBio ministra oficina sobre Educação Ambiental para professores de reserva extrativista

Portal do Purus - http://portaldopurus.com.br - 16/11/2012
O Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) proporcionou aos professores da Reserva Extrativista Arapixi, no Alto Purus, uma oficina capacitadora, focada na educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido nos dias 5 e 6 de novembro e foi organizado pelos servidores do ICMBio em Boca do Acre, Leonardo Konrath e Cláudia Rios, que atuam na função de gestores da Resex já mencionada.

O objetivo da oficina é fazer com que os professores da resex recebam a capacitação e se tornem multiplicadores acerca das atitudes sustentáveis do homem para com a natureza.

Segundo Leonardo Konrath a atual gestão da Resex Arapixi tem buscado alternativas para melhorar a qualidade de vida das comunidades que lá residem, inicialmente proporcionando a vinda de técnicos para que apresentem novas metodologias e novas opções como fonte de renda para estas comunidades.

A Oficina de Educação Ambiental foi ministrada por Andressa Gmak e Jens Kunischewski da Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ), que apresentaram dinâmicas e técnicas para os professores utilizarem em sala de aula tendo como foco principal o meio ambiente.

A Oficina de Educação Ambiental contou ainda com a participação de um servidor da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) que apresentou aos professores os procedimentos que serão realizados na Resex Arapixi no período de 10 a 21 de novembro, para iniciar o processo da regularização fundiária das comunidades que vivem nas áreas de várzea, que são terras da União.

Também estará acontecendo nos dias 07, 08 e 09 de novembro o curso "Praticando o Associativismo" em parceria com o SEBRAE, o qual tem por objetivo motivar e fortalecer as associações comunitárias da Reserva Extrativista Arapixi, Floresta Nacional do Purus e Floresta Nacional Mapiá-Inauini.

Intercâmbio

A oficina foi encerrada no dia 06 de novembro. Os participantes fizeram uma intercâmbio com os professores da escola estadual João Gabriel, para apreciar o trabalho do estabelecimento de ensino, que desenvolve um projeto chamado 'Jornal Ecológico', ligado à temática ambiental.

Na escola, os cursistas puderam ter contato com os objetos lúdicos e pedagógicos e as demais produções que a escola realiza ano após ano.



http://portaldopurus.com.br/index.php/melhores-noticias/7510-icmbio-ministra-oficina-sobre-educacao-ambiental-para-professores-de-reserva-extrativista
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapiá-Inauini
  • UC Purus
  • UC Arapixi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.